Até onde os vikings chegaram?

Os feitos dos vikings são retratados em filmes e séries. Em menos de 300 anos, eles invadiram e exploraram terras em pelo menos quatro continentes, espalhando-se por todas as direções do planeta. Mas até onde o povo nórdico foi capaz de chegar?

Leia mais

Último rei viking foi enterrado com uma mulher — quem era ela?História viking é estudada a partir de explosões solaresFerradura viking “extremamente rara” é encontrada na Noruega

As primeiras incursões vikings

Segundo pesquisadores, as maiores motivações para o avanço dos vikings eram o poder e a riqueza. Diferentemente do que se pensava inicialmente, eles não chegaram à Inglaterra por acaso.Os nórdicos já faziam comércio com os ingleses e sabiam exatamente quais riquezas poderiam saquear.O ponto de partida dessas incursões foi um período de pacificação entre os diversos reinos vikings existentes.As informações são da Live Science.

Cruzando o Atlântico

Inicialmente, frotas organizadas durante a Era Viking (793 a 1066 d.C.) navegaram da Escandinávia durante os meses de verão para uma campanha de incursões e retornaram no outono com muitas riquezas.

Com o tempo, esses conquistadores começaram a se estabelecer nos novos territórios, trazendo gradativamente famílias para criar assentamentos permanentes e pontos de parada em rotas importantes.

Havia muitos senhores da guerra ou líderes separados que às vezes trabalhavam juntos como grandes exércitos, e outras vezes em grupos independentes menores, o que beneficiava ambas as partes. Não tinha nada a ver com orgulho nacional; era tudo poder pessoal e riqueza pessoal.

Ellen Nӕss, arqueóloga do Museu de História Cultural de Oslo, na Noruega

As primeiras expedições para o oeste levaram os vikings para o norte da Escócia, onde rapidamente ultrapassaram a população nativa e estabeleceram assentamentos. A partir daí, eles chegaram até as Ilhas Faroé e depois à Islândia, colonizada em 870.

Foi por volta do ano 1000 que eles fizeram suas primeiras viagens através do Atlântico para o sudoeste da Groenlândia, antes de finalmente chegar a L’Anse aux Meadows, na Terra Nova, Canadá. Isso significa que os vikings estavam a 3.900 quilômetros da Noruega. No entanto, evidências sugerem que eles não ficaram muito tempo em seu assentamento norte-americano.

A Groenlândia foi, sem dúvida, importante para os vikings viajarem de um lado para o outro para a Terra Nova. Um recurso importante que eles encontraram na Groenlândia foi a morsa que eles caçavam os valiosos dentes de marfim e se escondem. Não sabemos ao certo por que o assentamento na Terra Nova cessou, mas estava longe da ‘pátria’ e os recursos eram mais ou menos os mesmos que eles encontraram em casa, então não havia motivação real para ir mais longe.

Ellen Nӕss, arqueóloga do Museu de História Cultural de Oslo, na Noruega

Barco viking (Imagem: Aastels/Shutterstock)

Avanço para o leste

A expansão viking para o leste teve um caráter completamente diferente. Eles cruzaram o Mar Báltico e viajaram ao longo de rios interiores na Europa Oriental e na Rússia, passando pela atual Kiev (Ucrânia) e Novgorod (Rússia) durante os anos 900. Os nórdicos chegaram até a famosa cidade de Constantinopla, no Império Bizantino, e Bagdá, atual Iraque, por volta de 1000.

Havia uma enorme diferença no tipo de civilização, e tenho certeza de que eles teriam ficado poderosamente impressionados vendo os edifícios, as roupas e artefatos e a cunhagem árabe. Aqui, os vikings se concentraram no comércio em vez de invadir, e se estabeleceram na população local e se tornaram muito poderosos.

 Alexandra Sanmark, professora de arqueologia medieval da Universidade das Terras Altas e Ilhas, na Escócia

Na verdade, os vikings provavelmente foram ainda mais longe para o leste. Na Suécia, foi descoberta seda originária da China, mas não se sabe onde o material foi de fato comprado (ou roubado). O que se tem certeza é que os povos nórdicos tinham conexões até a China e a Índia.

Menos conhecida é a expansão dos vikings para o sul, em torno da costa norte da atual França, da Península Ibérica (Espanha e Portugal) e ao longo da costa norte da África no início do século 11. No entanto, por causa das condições áridas desafiadoras e da falta de vias navegáveis, eles nunca tentaram cruzar o Saara.

A Era Viking chegou a um fim gradual por volta de meados do século 11, com o desenvolvimento político a partir do contato com outras culturas e a disseminação do cristianismo levando a uma mudança nas atitudes sociais.

Em termos de distância, o assentamento na Terra Nova é provavelmente o mais longe que eles alcançaram. Mas, culturalmente, Bagdá talvez tenha sido uma viagem ainda maior ao desconhecido para os vikings.

Ellen Nӕss, arqueóloga do Museu de História Cultural de Oslo, na Noruega

O post Até onde os vikings chegaram? apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *