SpaceX: Índia usará Falcon-9 para lançar satélite de comunicações 

A Índia anunciou que, em sua primeira parceria com Elon Musk, usará o foguete Falcon-9 da SpaceX para lançar seu satélite de comunicações ao espaço. A união, segundo a Reuters, vem em boa hora, já que o bilionário também quer expandir seus outros negócios no país. 

O que você precisa saber: 

Segundo a estatal NewSpace Índia, o satélite de alta capacidade visa impulsionar a comunicação de banda larga da Índia, especialmente em regiões remotas e desconectadas do país; A parceria foi firmada devido às espaçonaves da agência espacial indiana ISRO ter capacidade para apenas 4.000 kg e o satélite pesar 4.700 kg; O lançamento está previsto para o segundo trimestre deste ano, disse o NSIL. 

Leia mais! 

SpaceX encerrou 2023 com teste do Starship; assistaFinalmente: avião espacial ultrassecreto dos EUA é lançado pela SpaceX Astronautas da NASA testam elevador da SpaceX para missões na Lua

Musk já apresentou, em outras ocasiões, interesse em levar sua banda larga via satélite, a Starlink, para a Índia. Para além disso, o empresário também já discute uma proposta de investimentos para estabelecer uma fábrica da Tesla no país — setores da indústria da Índia, no entanto, encaram o projeto como prejudicial para empresas locais. 

Recentemente, por exemplo, a Tata Motors, montadora indiana, pediu para autoridades não baixarem o preço dos impostos de importação sobre veículos elétricos — a proposta da Tesla é a fábrica em troca de menores custos com taxas. Para a empresa, o governo deve proteger a indústria nacional e seus investidores. 

Vale pontuar que tudo isso ocorre enquanto a Índia tenta alcançar outros países na transição para os EVs. Com isso como objetivo, o país estuda uma nova política para reduzir os impostos de importação de elétricos para apenas 15% para empresas que se comprometerem com alguma produção local — atualmente, o país cobra 100% nas taxas de importação. 

O post SpaceX: Índia usará Falcon-9 para lançar satélite de comunicações  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *