10 documentários sobre música para assistir na Netflix

Apaixonados por música nunca vão se cansar de descobrir mais informações sobre a vida de seus artistas favoritos e suas criações e sobre os períodos de efervescência cultural. Para abranger esses temas, o Olhar Digital selecionou dez documentários disponíveis na Netflix. Confira a lista abaixo.

Leia mais:

10 filmes de terror mais assustadores de 2023 disponíveis onlineOs 10 melhores filmes de guerra para assistir nos streamings10 melhores filmes com menos de 90 minutos nos streamings

Documentários sobre música para conferir na Netflix

A Farra do Circo (2013)

Imagem: Divulgação/Netflix.

O documentário retrata a efervescência artística do Brasil nos anos 1980 por meio de imagens da geração responsável pela denominada “usina do sonho”, espaço cultural do Rio de Janeiro que depois passou a ser chamado de Circo Voador. Cronologicamente, a narrativa traça acontecimentos em locais icônicos como Arpoador e Lapa e culmina na Copa do Mundo de 1986.

Duração: 1h37m.

What Happened Miss Simone? (Sem tradução no Brasil; 2015)

Imagem: Divulgação/Netflix.

O filme narra a vida da cantora norte-americana Nina Simone, destacando sua transição para ativista dos direitos civis e sua mudança para a Libéria após um período tumultuoso na década de 1960. A produção mostra a história íntima da artista e traz diversas imagens de arquivos e entrevistas inéditas até seu lançamento.

Duração: 1h42m.

Axé: Canto do Povo de um Lugar

Imagem: Divulgação/Netflix.

O documento explora a origem do Axé por meio de entrevistas com figuras célebres da música brasileira e de imagens de arquivo, trançando o nascimento do movimento musical originário da Bahia e destacando sua essência sincretista e cultural.

Duração: 1h54m.

Quincy (2018)

Imagem: Divulgação/Netflix.

A produção apresenta uma jornada intimista de três anos na vida do lendário músico e produtor Quincy Jones. O documentário destaca a sua contribuição artística e percorre seu legado musical até sua atuação no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana. O filme foi dirigido pela filha de Quincy, a atriz e roteirista Rashida Jones, e pelo diretor e produtor Alan Hicks.

Duração: 2h4m.

O Barato de Iacanga (2019)

Imagem: Divulgação/Netflix.

O lendário Festival de Águas Claras, conhecido como o “Woodstock do Brasil”, marcou a contracultura do país durante as décadas de 1970 e 1980. O documentário mescla entrevistas, imagens de shows e de bastidores, relembrando o icônico evento que aconteceu no município de Iacanga, em São Paulo, e sua influência na liberdade artística do Brasil.

Duração: 1h33m.

Miles Davis: Inventor do Cool (2019)

Imagem: Divulgação/Netflix.

O documentário retoma alguns momentos da carreira de Miles Davis, ícone do Jazz e um dos responsáveis por popularizar mundialmente o gênero musical. A produção traz recortes de sua carreira, como sua parceria com grandes músicos como Charlie Parker e a revelação de talentos como John Coltrane e Herbie Hancock.

Duração: 1h55m.

O Pai da Black Music (2019)

Imagem: Divulgação/Netflix.

Por meio de uma estrutura de linha do tempo dividida entre depoimentos e imagens de arquivo, o filme apresenta a vida e obra de Clarence Avant, músico e executivo pioneiro que começou como empresário musical do compositor e pianista Lalo Schifrin e depois fundou gravadoras, promoveu eventos especiais e apoiou políticos democratas.

Duração: 1h58m.

Homecoming: A Film by Beyoncé (Sem tradução no Brasil; 2019)

Imagem: Divulgação/Netflix.

O documentário é focado na apresentação de Beyoncé no festival de música Coachella de 2018. A obra proporciona um olhar detalhado nos bastidores, revelando a jornada emocional do conceito criativo da artista e o impacto cultural do show.

Duração: 2h17m.

Racionais: Das ruas de São Paulo pro Mundo (2022)

Imagem: Divulgação/Netflix.

O documentário do Racionais MC’s percorre três décadas da trajetória do grupo pioneiro do Rap nacional. “Racionais: Das ruas de São Paulo pro Mundo” apresenta imagens inéditas dos membros e destaca seu impacto cultural no Brasil, revelando a jornada icônica do quarteto até sua ascensão.

Duração: 1h56m.

Wham! (2023)

Imagem: Divulgação/Netflix.

A produção mostra a subida meteórica do Wham!, dupla musical composta por George Michael e Andrew Ridgeley, até o estrelato do pop mundial em apenas quatro anos. Com imagens de arquivo pessoal dos dois artistas, o documentário revela a jornada de ambos até se tornarem ícones da música.

Duração: 1h32m.

*Com informações do IMDb e do AdoroCinema.

O post 10 documentários sobre música para assistir na Netflix apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *