Olhar Espacial: Quasares, os objetos mais fascinantes do Universo

O tema da primeira coluna Olhar Espacial do ano são os Quasares, núcleos ativos de galáxias distantes, além também de terem buracos negros supermassivos em seus centros.

Na década de 1950, os primeiros radiotelescópios varriam o céu, quando os astrônomos se depararam com algo surpreendente: “bolhas” no espaço emitindo intensas ondas de rádio.  Contudo, ao direcionar os telescópios ópticos para a mesma região, não encontravam nenhum objeto correspondente. Era como se houvesse algo lá, discreto na luz visível, mas causando um verdadeiro “escândalo” no espectro de rádio.

Por muitos anos, a origem daqueles sinais de rádio permaneceu envolta em mistério, alimentando diversas especulações. Poderiam ser estrelas distantes, explosões de supernovas, ou mesmo transmissões de civilizações alienígenas avançadas?

O que a Ciência nos revelou na sequência é que a fonte desses sinais são objetos ainda mais extraordinários do que as mais fantásticas das hipóteses especuladas no início: Quasares, gigantescos buracos negros com massas bilhões de vezes maiores que o Sol com enormes discos de acreção, lançando no espaço quantidades descomunais de energia e matéria. Os quasares são como faróis no litoral do nosso vasto oceano cósmico.

A coluna Olhar Espacial é exibida toda sexta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!

O post <strong>Olhar Espacial: Quasares, os objetos mais fascinantes do Universo</strong> apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *