Duolingo desfaz 10% de seus contratos devido ao uso da IA

O Duolingo confirmou à Bloomberg que cortou 10% de seus contratos com prestadores de serviços após aumentar seu uso diário de ferramentas de inteligência artificial (IA). Desde o ano passado, a empresa vem aumentando tanto suas opções de IA no app de idiomas quanto seu uso para otimizar tarefas do dia a dia da companhia. 

O que você precisa saber: 

Vale pontuar que os prestadores de serviço que tiveram o contrato encerrado não eram funcionários diretos do Duolingo — eles não atuavam em tempo integral para a empresa; A companhia não deu detalhes sobre o tipo de serviço que os contratados ofereciam e nem quais setores foram afetados; A notícia de corte, no entanto, não é de todo uma surpresa, já que em novembro de 2023, o CEO Luis von Ahn disse aos acionistas que a companhia já estava usando IA para criar novos conteúdos, tornando o processo “dramaticamente mais rápido”; Desde o ano passado, com o boom da IA, o Duolingo vem apostando pesado na nova tecnologia — hoje, ele depende de IA para gerar as vozes que os usuários ouvem no aplicativo, possui mais recursos de IA voltados para o cliente e ainda introduziu um nível premium com foco em IA, o Duolingo Max, que dá aos assinantes acesso a um chatbot. 

Leia mais! 

Amazon decide focar em IA e corta centenas de empregosEUA: energia limpa deve impulsionar geração de empregos em 2024Xerox vai modificar modelo de operação e demitir funcionários

Simplesmente não precisamos mais de tantas pessoas para fazer o tipo de trabalho que alguns desses contratados faziam. Parte disso pode ser atribuída à IA. 

Porta-voz do Duolingo à Bloomberg. 

Com o boom da IA, o ano de 2023 também foi repleto de dúvidas sobre a tecnologia roubar empregos. Sobre isso, o Duolingo explicou nenhum trabalhador de tempo integral foi afetado pelo novo corte, se tratando apenas de uma transferência de tarefas. 

O porta-voz pontuou que a redução não significa que a empresa está substituindo diretamente os seus trabalhadores por inteligência artificial, mas sim otimizando algumas funções. Segundo a agência de notícias, muitos funcionários e prestadores de serviços em tempo integral do Duolingo já estão usando ferramentas de IA em sua rotina de trabalho — o que pode ter enxugado atividades. 

O post Duolingo desfaz 10% de seus contratos devido ao uso da IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *