Bala de chumbo com o nome do imperador Júlio César é encontrada na Espanha

Uma bala feita de chumbo e inscrita com o nome do imperador romano Júlio César foi descoberta por pesquisadores na cidade de Montilla, na Espanha. O material indica a escolha de uma lado pelos habitantes da região na segunda guerra civil da República Romana.

Leia mais

Mosaico romano impressionante é encontrado perto do ColiseuRoma Antiga é reconstruída em modelo 3DPor que Alexandre, o Grande, não invadiu Roma?Mais de 30 mil moedas do Império Romano são encontradas na Itália

Apoio na guerra civil romana

A bala pesa pouco mais de 70 gramas e mede 4,5 centímetros de comprimento, 2 de largura e 1,7 de altura.

O nome de César aparece abreviado como “CAES”(ar), juntamente com o nome do local “IPSCA”, uma cidade romana que ficava na fronteira do que é agora o território de Baena, a 19 quilômetros de Montilla.

Essa região é apontada como um dos cenários da Batalha de Munda, o confronto final da segunda guerra civil da República Romana, que sacramentou a vitória de Júlio César contra os filhos de Pompeu, em 45 a.C.

A inscrição do nome da cidade na bala de chumbo sugere que “IPSCA” havia escolhido um lado, se alinhando abertamente com César durante a guerra civil. Acredita-se que o local tenha produzido munições para ele. As informações são da Live Science.

Bala teria sido disparada de estilingue

Segundo os pesquisadores, o objeto teria sido disparado com uma espécie de estilingue acionado manualmente com um pequeno berço ou bolsa no meio de duas cordas de retenção. A origem da arma pode remontar ao período do Paleolítico Superior.Durante a Antiguidade, o estilingue se tornou uma arma comum usada na Grécia Antiga e no período romano, inclusive sendo adotado pelo poderoso Exército Romano.A forma aerodinâmica e o equilíbrio no ar permitiam que o tiro cobrisse distâncias consideráveis, atingindo frequentemente o alvo de ponta e penetrando no corpo do inimigo.As balas eram produzidas despejando chumbo fundido em moldes de cerâmica que levavam o nome da legião pela qual seriam utilizados. O projétil em questão pode, portanto, indicar o possível local da Batalha de Munda, cuja localização tem sido há muito tempo objeto de debate, com os arredores de Montilla sendo um dos principais candidatos.

O post Bala de chumbo com o nome do imperador Júlio César é encontrada na Espanha apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *