Este ano pode ser mais quente do que 2023? Cientistas respondem

O ano de 2024 tem tudo para ser ainda mais quente do que 2023 (que quebrou o recorde de calor da história do planeta). A projeção é da Organização Meteorológica Mundial (OMM), braço da Organização das Nações Unidas (ONU), que voltou a alertar para os impactos do aquecimento global.

Leia mais

Cientistas preveem que 2024 deve ser o ano mais quente da históriaDezembro de 2023 foi o mês mais quente da história, aponta relatórioQuantidade de neve no planeta está diminuindo; saiba porque isso é preocupante

Temperaturas continuarão altas em 2024

De acordo com as projeções, o El Niño deve continuar provocando um aumento das temperaturas em 2024.Isso deve acontecer, pelo menos, até abril, quando o fenômeno climático começa a perder intensidade.A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês) prevê, por sua vez, que há cerca de 33% de chance de que 2024 seja mais quente que 2023, e 99% de que fique entre os cinco mais quentes já registrados.Por isso, as autoridades reforçam os apelos para que haja uma redução das emissões de gases de efeito estufa para combater as mudanças climáticas.As informações são da Folha de São Paulo.

Calor extremo (Imagem: Bigc Studio/Shutterstock)

Aquecimento global

O relatório anual da OMM, que leva em conta várias bases de dados reconhecidas, confirmou que 2023 foi, “de longe”, o ano mais quente entre os registrados. Segundo a organização, a temperatura média anual em 2023 foi 1,45°C acima dos níveis da era pré-industrial (1850-1900).

Onúmero é um pouco menor que a estimativa do observatório europeu do clima Copernicus. Em seu balanço divulgado na terça-feira (9), o órgão informou que o ano passado teve um aumento de 1,48°C em relação aos níveis pré-industriais.

Acordo de Paris estabeleceu como meta limitar o aquecimento global a 1,5°C. Em comunicado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que as ações da humanidade estão queimando a Terra.

2023 foi apenas uma prévia do futuro catastrófico que nos aguarda se não agirmos agora. Devemos responder aos recordes de aumento de temperatura com ações inovadoras. Ainda podemos evitar o pior da catástrofe climática. Mas somente se agirmos agora com a ambição necessária para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C e promover a justiça climática.

António Guterres, secretário-geral da ONU

De acordo com a Noaa, a temperatura global na superfície em 2023 foi 1,18°C superior à média do século 20. Também ficou 0,15°C acima do registrado em 2016, que levava o título de ano mais quente já registrado. A temperatura subiu especialmente no Ártico, no norte da América do Norte, na Ásia Central, no Atlântico Norte e no leste do Pacífico tropical, indicou o relatório.

O post Este ano pode ser mais quente do que 2023? Cientistas respondem apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *