Baleias são flagradas caçando enquanto criam uma espiral de Fibonacci 

Uma dupla de baleias jubartes foram flagradas caçando e as imagens são impressionantes. A captura mostra uma rede de bolhas perfeitas formando uma espiral de Fibonacci.

Para quem tem pressa:

Essa técnica de alimentação permite que as baleias prendam os peixes mais perto da superfície;Esse comportamento de caça é aprendido, o que significa que nem todos os animais da espécie o realizam;A espiral de Fibonacci deixa tudo mais impressionante, devido à associação dela à perfeição.

As baleias jubartes, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae, foram filmadas na Antártica pelo fotógrafo polar Piet van den Bemd e mostrou uma técnica de alimentação onde os animais trabalham em conjunto para criar uma rede de bolhas.

Na técnica, as baleias mergulham abaixo de suas presas para criar bolhas usando seus respiradouros e prender os peixes mais perto da superfície da água. De acordo com o Santuário Marinho Nacional, essas baleias jubartes são conhecidas como “gulp feeders”, que em tradução significa “alimentadores de gole”. Elas recebem esse nome porque sobem a superfície com a boca aberta e engolem tudo pelo caminho, como os peixes presos com suas bolhas.

Essas técnicas são consideradas altamente complexas e denota o quanto as baleias são animais inteligentes, isso porque o comportamento exige coordenação, comunicação, trabalho em equipe e tempo. Além disso, estudos anteriores descobriram que essa forma de caça é apreendida, e que nem todas as baleias jubartes a realizam.

Leia mais:

Baleia com escoliose é avistada na EspanhaBaleia cinzenta gigante tem causa de morte reveladaCientistas usam baleias para praticar comunicação com alienígenas

A espiral de Fibonacci 

Além das bolhas das baleias, a espiral de Fibonacci pode ser vista na forma como as sementes de Girassol crescem (Crédito: Min C. Chiu/ Shutterstock)

A espiral de Fibonacci capturada por van den Bemd durante a caçada também é conhecida como espiral dourada. A cada um quarto de volta que a espiral dá, ela cresce em uma proporção que a geometria chama de proporção áurea, que equivale aproximadamente a 1,618.

Essa proporção e espiral está presente em várias coisas da natureza como em conchas, pinhas e flores. Existem alguns estudiosos que apontam até mesmo que essa proporção pode ser aplicada em quase todas as coisas da natureza e do Universo. Por causa disso, essa proporção muitas vezes significa a perfeição, sendo utilizada em obras de arte e na arquitetura. Em resposta a Storyful, van den Bemd apontou que a presença dela durante a caça das baleias deixou tudo mais impressionante.

A forma espiral de Fibonacci executada com perfeição tornou tudo incrível. Absolutamente nunca esqueceria.

Piet van den Bemd

O post Baleias são flagradas caçando enquanto criam uma espiral de Fibonacci  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *