Emblema de Star Trek é visto em Marte pelo Curiosity

O rover Curiosity da NASA, no dia 9 de janeiro, encontrou algo que pode animar os fãs de Star Trek. Enquanto realizava sua missão em Marte, o robô achou um emblema em forma de delta usado pelos tripulantes da Frota Estelar em seus uniformes. Embora a descoberta seja apenas uma rocha marciana, foi o suficiente para animar alguns usuários do X.

A foto da rocha em forma de delta foi publicada em meio a outras imagens brutas no site do Mars Curiosity, fornecidas pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL);Ela foi tirada no 4062 dia marciano, ou Sol de Marte, da missão utilizando a câmera esquerda do rover;A captura foi feita enquanto o Curiosity escala uma montanha apelidada de Monte Sharp, para observar as camadas dela e ver como a água fluia por Marte no passado.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o astrônomo amador Scott Atkinson avistou o símbolo em meio às fotos sem tratamento e brincou: “Aposto que os fãs de Star Trek da equipe @MarsCuriosity sorriram como Cheshire Cats quando viram esta nova imagem aparecer em suas telas”.

I bet the Star Trek fans on the @MarsCuriosity team smiled like Cheshire Cats when they saw this new image appear on their screens…

Image Credit: NASA/JPL-Caltech pic.twitter.com/SdWyq4Sc5P

— Stuart Atkinson (@mars_stu) January 10, 2024

De acordo com a NASA, a foto foi tirada quando o rover estava prestes a contactar um bloco plano de rocha escura. Um dos seus objetivos, com isso, é analisar com vários instrumentos a composição e textura das faixas escuras observadas da órbita marciana.

Leia mais:

Rover Curiosity atinge cume perigoso em Marte após três tentativas fracassadasVida em Marte? Rover Curiosity encontra evidências de antigos rios no planetaCuriosity: rover da NASA captura cenas de um dia marciano, do amanhecer ao anoitecer; assista

Rover Curiosity

O Curiosity pousou na cratera de Gale, em Marte, em agosto de 2012 em busca de sinais e condições de vida no planeta. Agora, depois de 11 anos, a escalada do Monte Sharp pode revelar mais sobre a história marciana e como a paisagem marciana mudou ao longo de milhares de anos. Atualmente, ele se encontra em uma zona cheia de sulfato, que pode ser a camada de elevação mais alta que visitará.

O sucesso ao longo dos 11 anos de missão, permitiu que a NASA enviasse outro rover para o planeta, o Perseverance, em 2020. O sucessor do Curiosity está recolhendo amostras de Marte também para buscar sinais de vida antiga e, em uma missão programada para acontecer em 2031, elas deverão ser recolhidas e enviadas para a Terra.

O post Emblema de Star Trek é visto em Marte pelo Curiosity apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *