Acredite: carro com a carroceria reforçada por teias de aranha está sendo produzido

A teia de aranha é um dos materiais mais resistentes do mundo. No entanto, é difícil não se surpreender com o que pode ser feito com suas fibras. Aparentemente, ela serve até mesmo para reforçar a carroceria de um carro. Ao menos é o que nos mostra uma reportagem do site New Atlas.

O que você vai ler:

A teia de aranha é sintética, gerada a partir de proteínas encontradas em uma teia orgânica;Outros produtos já foram reforçados pelo mesmo material;O carro deve custar mais de 16 milhões e demorar até cinco anos para ficar pronto;Apenas 100 unidades do veículo serão fabricadas;

Leia mais:

Teias de aranha podem ajudar a determinar quantidade de microplásticos no arRealidade virtual permite tocar ‘música’ em teias de aranha

Explicando melhor, ela será feita de maneira sintética, mas ainda assim, vai partir das propriedades presentes na fibra da teia de aranha. O modelo de carro que receberá esse revestimento é o Velozzi Hypercar.

O carro está sendo desenvolvido por dois especialistas: Roberto Velozzi e Dr. Randy Lewis. O primeiro é um designer e inventor que já trabalhou em equipes de automobilismo e até Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. O segundo é professor de biologia na Universidade Estadual de Utah, onde estuda proteínas da seda das aranhas.

Como anda o desenvolvimento e quais são os passos necessários

O primeiro passo para realização do projeto, alcançado pela equipe do Dr. Lewis, foi identificar as proteínas presentes em todos os cinco tipos de teia que as aranhas produzem. Então, a equipe foi capaz de criar sinteticamente genes que produzem abundantemente essas proteínas quando colocados em plantas de alfafa geneticamente modificadas.

Posteriormente, uma empresa de biotecnologia, a Spidey Tek, da qual Velozzi é o CEO, entrou na jogada. A companhia fez a extração das proteínas nas folhas das plantas colhidas por meio de uma técnica não poluente e ecologicamente correta.

Após processo de purificação, tais proteínas são transformadas em fibras. Dessa forma, estão prontas para serem usadas em diversos produtos, com a capacidade de melhorar a resistência e a força deles, mas sem alteração severa no peso.

Outros produtos à base da proteína da teia de aranha, como colas e dispositivos médicos, já estão sendo produzidos pela empresa. Seu uso no Velozzi Hypercar ocorre com as fibras sendo misturadas à fibra de carbono utilizada na carroceria do veículo.

Conforme revelado pelo próprio Roberto Velozzi, apenas 100 unidades do Velozzi Hypercar serão fabricadas. As primeiras serão entregues aos donos dentro de 4 ou 5 anos. O modelo deve custar em torno de 3 milhões de dólares (16 milhões de reais).

O post Acredite: carro com a carroceria reforçada por teias de aranha está sendo produzido apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *