Vacina contra COVID-19 reduz casos prolongados em crianças, revela estudo

Uma análise com dados clínicos de 17 sistemas de saúde dos Estados Unidos revelou que a vacinação contra a COVID-19 também protege crianças e adolescentes nos casos prolongados da doença, a chamada Covid Longa.

A pesquisa, publicada na revista Pediatrics, foi conduzida pelo Hospital Infantil de Filadélfia (CHOP).

Proteção contra a Covid Longa

O estudo avaliou, com base nos dados médicos dos pacientes, qual é a eficácia da vacina dentro de 12 meses.35,4% dos casos analisados referiam-se a prováveis ocorrências de Covid Longa e 41,7% a casos diagnosticados.A proteção foi maior em adolescentes, com 50,3% de eficácia, enquanto crianças mais novas tiveram 23,8%.A vacina também teve uma eficácia de 61,4% em bebês com seis meses, mas diminuiu para 10,6% aos 18 meses.No caso de crianças que se vacinaram após se recuperarem da COVID-19, a vacina teve uma eficácia de 46% contra a provável COVID Longa.

Leia mais:

Covid: vacinação completa salvaria milhares de pessoas no Reino Unido, diz estudoNova vacina nasal pode ser mais eficaz contra Covid-19Covid-19: Por quanto tempo as crianças devem se isolar após contrair a Ômicron?

Dados clínicos

Foram utilizados dados de 17 sistemas de saúde para avaliar a eficácia da vacina contra a Covid Longa em dois grupos etários: entre 5 e 11 anos e entre 12 e 17 anos. A taxa de vacinação atingiu 56% na amostra de 1.037.936 crianças. Também foi considerado o período em que os pacientes ficaram doentes.

Os dados clínicos são provenientes de uma parceria entre os sistemas de saúde da PCORnet e a iniciativa Researching COVID to Enhance Recovery (RECOVER) dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Avanço da vacina

Charles Bailey, um dos autores da pesquisa, explicou ao Medical Xpress que a expectativa é que os avanços da vacina contra a Covid-19 também se reflitam no nível de proteção contra os casos prolongados da doença. Além disso, destaca que o estudo fornece informações para futuras pesquisas.

Esses dados retrospectivos fornecem orientação para pesquisas adicionais sobre a forma como o COVID se desenvolve e como podemos proteger melhor as crianças e adolescentes.

Charles Bailey , Professor Associado de Pediatria e co-investigador principal dos Centros de Coordenação de EHR PEDSnet e RECOVER/PCORnet

O post Vacina contra COVID-19 reduz casos prolongados em crianças, revela estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *