Esse bagre anda — e é tão estranho que cientistas tiveram que inventar um verbo

Pode ser surpresa para alguns que certas espécies de peixes também podem andar, além de nadar. No entanto, há alguns tipos que vão além no método de locomoção, e até a ciência tem dificuldade de compreender suas ações. Tanto é que cientistas precisaram criar um novo termo para nomear o modo de locomoção do bagre blindado: reefling.

Leia mais:

Nova espécie de peixe bagre blindado é encontrada no BrasilPeixe raro com “mãos” é avistado pela primeira vez em 25 anosPeixe muda de cor e pode “ver” com a própria pele

Segundo informações do IFL Science, o termo foi o que os cientistas escolheram para nomear o ato de locomoção do bagre blindado quando ele abre caminho pelos ambientes desérticos em busca de recursos. Seria algo parecido com andar e se contorcer, porém, nenhuma das duas palavras pareceu correta para nomear a ação. Foi então que os especialistas acharam que o modo desse peixe se mover merecia uma palavra própria.

Veja e entenda:

Armored Catfish on a Mission | Welcome to Earth

This desert fish is on a mission… fortunately he’s got a few tricks up his fin! #WelcomeToEarth is streaming on Disney+.

Publicado por Nat Geo Wild em Sábado, 13 de janeiro de 2024

Quando o bagre blindado precisa se mover fora da água?

As situações em que o bagre blindado se encontra para buscar recursos por terra geralmente se dão quando o peixe está fora de seu habitat natural. A falta de comida ou recursos básicos para sua sobrevivência também motivam essa movimentação tão peculiar.

Está espécie de bagre pertence a um grupo altamente diversificado de peixes que pode ser encontrado na América Central e do Sul;Sua morfologia altamente especializada lhes permite habitar ambientes aquáticos e terrestres sem morrer;O ato de andar por terra não é fácil de ser executado por eles. Por isso, o aspecto de “se contorcer” é visível durante o seu ato de locomoção.

Um estudo feito em 2021 introduziu inicialmente o termo “reefling”. A pesquisa analisava o comportamento dos bagres blindados e, na ocasião, concluiu que os termos usados para descrever as ações terrestres dessas espécies eram pouco precisos ou careciam de uma descrição melhor.

O post Esse bagre anda — e é tão estranho que cientistas tiveram que inventar um verbo apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *