Vulcões na Indonésia forçam evacuação em massa

No último domingo, o Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção, liberando nuvens ardentes de gás e avalanches de lava por suas encostas. Enquanto isso, outros vulcões ativos entraram em erupção em todo o país, forçando a evacuação de milhares de pessoas.

Na ilha densamente povoada de Java, o Merapi lançou nuvens de cinzas quentes e uma mistura de rochas e lava que percorreram até 2 quilômetros por suas encostas, segundo Agus Budi Santoso, chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Desastres Geológicos da Indonésia, à ABC News. Uma coluna de nuvens quentes explodiu 100 metros no ar, enquanto as cinzas cobriram várias aldeias, sem causar vítimas, acrescentou.

Leia mais:

O que é um supervulcão?5 curiosidades sobre Vulcão Villarrica, o mais ativo da América do SulQual é a função do vulcão?

O Merapi é o vulcão mais ativo entre os mais de 120 vulcões em todo o país. A erupção do último domingo é a mais recente desde que as autoridades elevaram seu nível de alerta para o segundo mais alto em novembro de 2020, após sensores detectarem atividade crescente.

Moradores que vivem nas encostas foram aconselhados a manter uma distância de 7 quilômetros da boca da cratera e estar cientes das possíveis ameaças da lava em fluxo. Em 2010, uma erupção matou 347 pessoas e deslocou 20.000 moradores.

O Monte de 2.968 metros está a cerca de 30 quilômetros de Yogyakarta, um antigo centro da cultura javanesa e sede de dinastias reais com séculos de história. Cerca de um quarto de milhão de pessoas vive a 10 quilômetros do vulcão.

A Indonésia, um arquipélago com 270 milhões de habitantes, está propensa a terremotos e atividade vulcânica por estar ao longo do “Anel de Fogo”, uma série de falhas sísmicas em forma de ferradura ao redor do Oceano Pacífico.

Outros vulcões

Outros vulcões ativos também entraram em erupção neste fim de semana, levando as autoridades a evacuar milhares de residentes, informou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia em um comunicado divulgado na plataforma de mídia social X (antigo Twitter). Não foram relatadas vítimas, afirmou o comunicado.A agência informou que o Monte Lewotobi Laki Laki, na província de East Nusa Tenggara, lançou nuvens quentes a uma altura de até 700 metros no domingo, enquanto mais de 6.500 pessoas fugiram para abrigos.Também no domingo, o Monte Marapi, na província de West Sumatra, entrou em erupção novamente, sua terceira maior explosão neste mês, embora sem liberar lava. Cerca de 500 moradores nas proximidades foram evacuados.No mês passado, ele entrou em erupção, matando 23 alpinistas e ferindo vários outros.O Monte Semeru, na província de East Java, liberou nuvens ardentes de gás e rios de lava no sábado, assim como o Monte Ibu, na ilha de Halmahera, na província de North Maluku, que lançou uma coluna de cinzas quentes a uma altura de até 1.300 metros.Em dezembro de 2021, o Monte Semeru, o vulcão mais alto da ilha de Java, entrou em erupção, deixando 48 pessoas mortas e 36 desaparecidas.

O post Vulcões na Indonésia forçam evacuação em massa apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *