Europa: Apple pode taxar downloads feitos fora de sua loja oficial

A Apple vai precisar cumprir uma lei que permite que downloads sejam feitos fora da App Store, mas deve dificultar a vida de quem quiser seguir esse caminho. Segundo informações divulgadas pelo Wall Street Journal, a empresa quer adicionar taxas e criar restrições para downloads de softwares de terceiros que não saiam de sua loja oficial.

Para quem tem pressa:

Uma lei recente para prevenir práticas de anticompetitividade vai obrigar a Apple a permitir, pela primeira vez, que downloads sejam feitos fora de sua loja;A lei inicialmente só vale na Europa, e as Big Techs precisam cumpri-lá a partir de março;A Apple confirma que vai cumprir suas obrigações, mas deverá dificultar o processo com taxas e outros obstáculos para quem optar por downloads fora da App Store.

A notícia vem a público apenas alguns meses após a União Europeia aplicar a Lei dos Mercados Digitais (DMA). A norma visa facilitar que os consumidores de produtos digitais possam usar serviços de app sem precisar ter apenas uma loja para baixar e comprar os softwares.

Leia mais:

Como passar fotos de um celular Android antigo para um novoTem um celular antigo sobrando? Confira 5 dicas do que fazer com eleApple oferece tecnologia de pagamento por aproximação a concorrentes

As big techs precisarão acatar o que diz a DMA até o começo de março. O que a Apple alega no momento é que, pela primeira vez, um usuário de iPhone poderá baixar um software fora da App Store. Ainda não sabemos, contudo, quais limitações ele terá para efetuar o download, e se o consumidor será de fato taxado por isso.

As informações partiram de pessoas familiarizadas com os planos da empresa, segundo o WSJ. A companhia ainda não anunciou seus planos e eles podem mudar, segundo explica a reportagem.

Enquanto a Apple alega que baixar softwares exclusivamente de sua loja oficial de apps mantém o iPhone protegido contra vírus, muitos críticos apontam que essa é uma prática anticompetitiva e injusta.

A Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram, afirmou que planeja cumprir o que está na lei. A companhia ainda reforçou que apoia a ideia de seus usuários terem mais opções sobre como consumir seus serviços.

O post Europa: Apple pode taxar downloads feitos fora de sua loja oficial apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *