10 filmes que são remakes (e você não sabia)

Os remakes são uma prática tão difundida no cinema que, frequentemente, as obras originais são negligenciadas pela maioria das pessoas. A reutilização de ideias atemporais comprovadamente bem-sucedidas, a atualização de histórias antigas para se adequarem ao contexto contemporâneo, ou mesmo a tendência de Hollywood em refilmar narrativas de outros países para seu público que evita legendas contribuem para que os filmes originais sejam esquecidos.

Diante desse cenário, compilamos uma lista de 10 filmes bastante conhecidos, mas que talvez você não esteja ciente de que são, na verdade, remakes.

Esposa de Mentirinha (2011)

Just Go with It (2011) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video e Paramount+.

Um dos filmes mais conhecidos e queridos de Adam Sandler pelo público é “Esposa de Mentirinha”. O longa segue um cirurgião plástico (Sandler) que persuade sua assistente (Jennifer Aniston) a fingir ser sua futura ex-esposa, a fim de encobrir uma mentira que ele contou a uma jovem com quem está tendo um caso (Brooklyn Decker)

No entanto, este filme é, na verdade, um remake de “Cactus Flower”. Lançada em 1969, a comédia é estrelada por Walter Matthau, Ingrid Bergman e Goldie Hawn; esta última ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance. 

Conheça 10 filmes Gun-Fu: estilo de luta da franquia John Wick7 filmes que merecem continuaçõesOs 10 melhores spin-offs de filmes famosos

Golpe Baixo (2005)

The Longest Yard (2005) / Crédito: Sony Pictures Releasing International (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix e Amazon Prime Video.

Mais um filme famoso de Adam Sandler para a lista: talvez você não saiba que “Golpe Baixo” é uma refilmagem. 

Na trama, um ex-astro de futebol americano acaba na prisão e é persuadido pelo diretor da cadeia a formar uma equipe composta por prisioneiros para jogar contra os guardas. 

Este longa é um remake de um filme de mesmo nome (“The Longest Yard”) de 1974. O longa é dirigido por Robert Aldrich e estrelado por Burt Reynolds, que inclusive retorna na refilmagem de 2005 em outro papel.

A Casa do Lago (2006)

The Lake House (2006) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max e Amazon Prime Video.

Provavelmente você conhece esse romance-fantástico estrelado por Keanu Reeves e Sandra Bullock. Sob a direção do argentino Alejandro Agresti, “A Casa do Lago” narra o romance à distância entre um arquiteto (Reeves) e uma médica (Bullock). 

Entretanto, a comunicação se dá de maneira extraordinária: eles se correspondem em diferentes momentos no tempo por meio de cartas deixadas na caixa de correio de uma casa onde ambos viveram em diferentes períodos.

No entanto, você sabia que esse filme é na verdade um remake de um longa-metragem sul-coreano “Siworae”, lançado em 2000?

Dança Comigo? (2004)

Shall We Dance? (2004) / Crédito: Miramax Films (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

Comédia romântica com Richard Gere, Jennifer Lopez e Susan Sarandon, “Dança Comigo?” é famoso por suas frequentes exibições na Sessão da Tarde. 

No filme, um advogado bem-sucedido e pai de família entediado (Gere) se sente desmotivado. Contudo, ele acaba se atraindo por uma bela instrutora de dança (Lopez) e decide se inscrever em seu estúdio. Enquanto sua esposa (Sarandon) desconfia de sua ausência, o homem acaba se apaixonando pela dança. 

Todavia, este filme é um remake do cultuado longa-metragem japonês de mesmo nome (“Shall We Dance?”). Com direção de Masayuki Suo, o longa teve aclamação da crítica e um sucesso estrondoso de bilheteria em seu país.

True Lies (1994)

True Lies (1994) / Crédito: United International Pictures (divulgação)

Não disponível nos streamings.

Sucesso de público e bilheteria, “True Lies” traz uma bem-sucedida combinação de gêneros como ação, espionagem, comédia e romance. Porém, o diretor James Cameron se baseou em uma comédia de espionagem francesa chamada “La Totale!” (1991) para fazer esse filme.

No filme, Arnold Schwarzenegger vive um agente secreto super habilidoso. No entanto, sua família não sabe disso, e ele usa uma fachada como um vendedor de computadores comum. 

Entretanto, ele passa a suspeitar que sua frustrada esposa (Jamie Lee Curtis) está o traindo. Agora, a mulher acaba sendo arrastada para o mundo da ação e espionagem. 

Os Doze Macacos (1995)

12 Monkeys (1995) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Uma das ficções científicas mais celebradas dos anos 90, “Os Doze Macacos”, é estrelada por Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt, e conta com a direção de Terry Gilliam. 

O filme se passa em um futuro distópico, onde um prisioneiro (Willis) é enviado de volta no tempo para descobrir a origem de um vírus mortal. No entanto, ele é erroneamente enviado anos antes do que era planejado e se depara com uma teia conspiracional. 

Porém, poucos sabem que esse filme é baseado em um curta-metragem do cultuado cineasta francês Chris Marker chamado “La Jetée”. Lançado em 1962, o curta experimental consiste em uma série de fotografias estáticas em preto e branco, acompanhadas por uma narração em voz over.

Scarface (1982)

Scarface (1983) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Um dos filmes mais famosos de Brian De Palma, “Scarface” é um marco da cultura pop devido à sua representação do submundo do crime e à atuação de Al Pacino como Tony Montana, um dos personagens mais conhecidos do cinema. 

O filme segue a ascensão e queda de Montana, um imigrante cubano que se torna o maior traficante de drogas de Miami. No entanto, esse filme é um remake do longa homônimo de 1932, dirigido por Howard Hawks. 

Porém, enquanto a obra de Hawks retrata o mundo do crime de acordo com o contexto de sua época (Lei Seca e tráfico de álcool), o remake de 1983 se desloca para Miami e concentra-se principalmente no tráfico de cocaína.

Perfume de Mulher (1992)

Scent of a Woman (1992) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Com uma elogiada atuação de Al Pacino, que inclusive lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator, “Perfume de Mulher” foi um sucesso comercial e de crítica. 

O filme segue um jovem estudante (Chris O’Donnell) que aceita um emprego temporário como acompanhante de um tenente-coronel (Pacino) aposentado que ficou cego devido a um acidente. O militar é uma pessoa difícil, amarga e cínica, mas também possui uma personalidade cativante. 

Contudo, o filme também é um remake de um filme fora de Hollywood: o italiano “Profumo di donna” (1974), uma “commedia all’italiana” de Dino Risi.

Os Infiltrados (2006)

The Departed (2006) / Credito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max e Amazon Prime Video.

Dirigido por Martin Scorsese, “Os Infiltrados” fez enorme sucesso de crítica e bilheteria. O filme ganhou quatro prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Scorsese. A obra conta com nomes de peso no elenco, como Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson. 

No filme, DiCaprio interpreta um policial recém-formado infiltrado na máfia irlandesa. Já Damon vive um integrante da máfia irlandesa infiltrado na polícia. 

No entanto, este filme é um remake do thriller de Hong Kong chamado “Conflitos Internos” (“Mou gaan dou”, 2002). O longa é co-dirigido por Andrew Lau e Alan Mak e também recebeu aclamação crítica. Além disso, conta com duas sequências.

Vanilla Sky (2001)

Vanilla Sky (2001) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Movies e Apple TV.

Este longa com um enredo mirabolante estrelado por Tom Cruise é, sem dúvida, bastante conhecido. “Vanilla Sky” conta com a direção de Cameron Crowe e mais estrelas no elenco, como Penélope Cruz e Cameron Diaz. 

No filme, Tom Cruise interpreta um herdeiro e playboy que começa a questionar sua realidade após um incidente que desfigura sua aparência.

No entanto, o filme é um remake do espanhol “Abre los ojos”, dirigido por Alejandro Amenábar. Além de ter recebido aclamação crítica, o longa original conta com uma elogiada atuação de Penélope Cruz, que reprisa o mesmo papel no remake de 2001.

O post 10 filmes que são remakes (e você não sabia) apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *