Últimas “palavras”: camaleão muda de cor várias vezes antes de morrer; confira o vídeo

O camaleão é um dos animais mais curiosos da nossa natureza, sobretudo por sua capacidade de mudar de cores para se camuflar. E todo o “repertório” de cores dessa espécie pode ser observado em um vídeo, divulgado recentemente pela PBS Nature. Uma fêmea da espécie Furcifer labordi mostrou todas as suas cores momentos antes de morrer. Era como se ela estivesse dizendo suas últimas palavras.

Leia mais:

Quais animais mudam de cor? Veja os 10 mais famososFóssil chinês de bizarra combinação de pássaro com dinossauro tem 120 milhões de anosDinossauro pode ser mais interessante do que se pensava

“Em seus últimos momentos, sua pele explode em cores, como se estivesse pronunciando suas últimas palavras”. Foi o que disse o narrador do vídeo, gravado na Floresta Kirindy, em Madagascar.

Biólogos que participaram da gravação do vídeo ainda explicaram que essa espécie tem uma expectativa curta de vida: em média, apenas quatro a cinco meses. O tempo de seu desenvolvimento dentro do ovo, que dura algo em torno de oito a nove meses, é maior que seu tempo de vida fora dele.

“As fêmeas colocam toda a sua energia na produção de ovos que precisam passar pela longa seca enquanto estão no subsolo e morrem poucas horas depois, pois têm poucos recursos restantes”, explica o time de biólogos que fez o registro da cena.

Muito mais do que uma “troca de roupa”

Apesar de pensarmos que a única razão que faz um camaleão mudar de cor é se camuflar nos ambientes, há outros motivos que levam essa espécie a trocar de cor:

Ele também pode usar essa “habilidade” para expressar emoções;A troca de cor ainda tem capacidade de regular a temperatura do corpo ou pode ser usada para se comunicar com outros camaleões. O camaleão reage a estímulos internos e externos, como luz, temperatura e situações em que se sente ameaçado.

O post Últimas “palavras”: camaleão muda de cor várias vezes antes de morrer; confira o vídeo apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *