ChatGPT: Itália alerta OpenAI para violação de privacidade

A autoridade de proteção de dados da Itália, Garant, alertou a OpenAI sobre seu aplicativo de inteligência artificial (IA), o ChatGPT, estar violando as regras de privacidade do país. Segundo a Reuters, a reguladora investiga o chatbot desde o ano passado e já chegou a banir o app por descumprir supostamente a lei de dados da União Europeia. 

O que você precisa saber: 

A Garant investiga a OpenAI e avalia a conformidade do ChatGPT com o regime de privacidade de dados da UE desde o ano passado; A reguladora, inclusive, baniu o app por questões de privacidade — ela reativou o serviço após a OpenAI explicar que usuários poderiam recusar o consentimento para o uso de dados pessoais para treinar seus algoritmos; Contudo, a autoridade continuou a investigação; Agora, ela concluiu que ainda existem elementos que indicam uma ou mais potenciais violações da privacidade de dados no país; De acordo com a Reuters, a Garant afirmou que notificou a OpenAI em comunicado, mas não forneceu mais detalhes; A OpenAI ainda não se pronunciou sobre o caso. 

Leia mais! 

OpenAI suspende usuário por criar bot de candidato presidencialGemini vs ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?Você pagaria para usar serviços de IA? Essa é uma tendência; entenda

Segundo a Garant, a OpenAI tem 30 dias para apresentar argumentos de defesa, acrescentando que a sua investigação consideraria o trabalho realizado por uma força-tarefa europeia composta por vigilantes nacionais da privacidade. 

Conforme o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da UE, introduzido em 2018, qualquer empresa que viole as regras enfrenta multas de até 4% do seu volume de negócios global.  

Vale pontuar que a Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a restringir o ChatGPT. O regulador do país é considerado um dos mais proativos e analíticos da União Europeia no que diz respeito ao seu regime de privacidade de dados. 

OpenAI na Europa 

Importante lembrar também que, o novo imbróglio na Itália acontece enquanto a UE se prepara para revisar o investimento da Microsoft (US$ 10 bilhões) na startup dona do ChatGPT sob suas regras de fusão. 

Rápida e criteriosa, o primeiro alerta sobre o negócio foi emitido em dezembro pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), regulador da Grã-Bretanha. 

As investigações e revisões também ocorrem paralelas à chegada da nova Lei de Mercados Digitais (DMA), que entra em vigor integralmente em março deste ano.  

O post ChatGPT: Itália alerta OpenAI para violação de privacidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *