Músicas removidas? Universal Music não renovará acordo com TikTok

A Universal Music Group (UMG) anunciou na terça-feira (30) que seu acordo de licenciamento com o TikTok não será renovado este ano. Em carta aberta à artistas e compositores, a gravadora acusou a plataforma de “tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar o valor justo”, indicando um conflito de royalties entre as partes. 

Para quem tem pressa: 

Segundo porta-voz da UMG, sem o acordo, todas as músicas serão removidas do serviço assim que o acordo expirar, o que acontece nesta quarta-feira (31); O conflito ocorre devido à gravadora querer compensações apropriadas para artistas e compositores, tema recorrente nas discussões de renovação de contrato; O TikTok se propôs pagar aos artistas e compositores um valor que é uma “fração da taxa” que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam, apontou a UMG na carta; A rede social representa cerca de 1% da receita total da UMG. 

Leia mais! 

Com estratégia diferenciada, TikTok ameaça Amazon nos EUATikTok: o que é e como funciona a rede socialTikTok chega a marca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente

A Universal Music e o TikTok possuem um acordo de licenciamento desde 2021. O contrato permite que usuários do aplicativo incorporem clipes do catálogo de músicas da UMG em seus vídeos. Sem a renovação, as músicas sob o guarda-chuva da gravadora serão retiradas da plataforma — a empresa representa artistas como Taylor Swift, Drake, Olivia Rodrigo, The Weeknd e Eminem. 

À medida que nossas negociações continuavam, o TikTok tentou nos intimidar a aceitar um acordo que valesse menos do que o acordo anterior, muito menos do que o valor justo de mercado e não refletisse seu crescimento exponencial.  

As táticas são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar intimidar-nos para aceitarmos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs. Nunca faremos isso. 

Sempre lutaremos pelos nossos artistas e compositores e defenderemos o valor criativo e comercial da música. 

Universal Music em carta aberta aos artistas e compositores. 

À Reuters, o TikTok referiu-se à narrativa da UMG como “falsa” e disse que as ações da gravadora não atendiam aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs. 

O TikTok 

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok é hoje uma das redes sociais com mais retorno quando o assunto é entrega de conteúdo, parte disso graças a uma receita única (e secreta) da ByteDance no que diz respeito aos algoritmos. 

As músicas disponíveis na plataforma também são fonte crucial para os conteúdos, já que impulsionam a visualização dos vídeos e crescimento dos criadores de conteúdo — boa parte dos vídeos possuem músicas adicionadas. 

O post Músicas removidas? Universal Music não renovará acordo com TikTok apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *