Vivo Play e Claro TV+ superam streamings ‘tradicionais’ em catálogo nacional

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou o Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda (VoD) no Brasil 2023. Entre os dados que mais chamam atenção do levantamento estão o fato de as plataformas Vivo Play e Claro TV+ superarem os streamings ‘tradicionais’ em catálogos de filmes e séries brasileiros. Ao todo, a pesquisa analisou 24 plataformas de serviços audiovisuais.

Top 5 ‘streamings’ com mais títulos brasileiros

Vivo Play – mais de 1.700Claro TV – mais de 1.500Globoplay – 1.200Looke – mais de 600Box Brazil Play – mais de 500

O relatório da Ancine ainda mostra que Vivo Play, Claro TV+ e Globoplay, somadas, possuem mais conteúdo brasileiro que a soma das outras oito plataformas de streaming mais próximas do top 10 de conteúdo nacional (Looke, iTunes, Box Brazil Play, Google Play Movies & TV, Oi Play, Amazon Prime Video, DIRECTV GO e Netflix).

Leia mais:

HBO Max já tem data para se tornar Max no BrasilSony cancela fusão para criar gigante do streaming5 piores filmes da Disney, segundo a crítica

Isso mostra como streamings tradicionais têm números baixos, na comparação. O Amazon Prime Video, por exemplo, tem 401 obras brasileiras. A Netflix tem menos ainda, com 255 títulos. HBO Max aparece com 76 e Disney+, com apenas 19.

Esses números representam, proporcionalmente, cerca de 8,5% dos títulos brasileiros nos catálogos dos cinco maiores streamings. Nesse quesito, Box Brazil Play e Globoplay lideram com 41,3% e 35,2% de conteúdos brasileiros. Star+ (3%), HBO Max (2,7%) e Disney+ (1,3%) têm a menor proporção de obras nacionais no catálogo.

Projeto de lei para incentivar conteúdo nacional

É possível que o número de títulos brasileiros disponíveis em plataformas de streaming aumente em breve. Isso acontecerá caso seja aprovado projeto de lei que regula o Video on Demand (VoD) pelo Congresso Nacional (PL 2331/2022). A possível nova lei estipularia uma quantidade mínima de filmes e séries nacionais para determinados aplicativos, dependendo do total de obras em seus catálogos.

Uma das propostas consideradas seria a de incluir, ao menos, 300 obras de conteúdo audiovisual brasileiro em catálogos com 7 mil obras ou mais. Atualmente, o Senado e a Ancine mantêm conversas para apresentar um número definitivo ao projeto.

O post Vivo Play e Claro TV+ superam streamings ‘tradicionais’ em catálogo nacional apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *