Esse pode ser o painel solar mais eficiente do mundo; conheça

Na busca por avanços no campo da energia solar, a Universidade de Oxford parece estar um passo à frente do resto. A instituição afirma ter alcançado o recorde mundial de painel solar mais eficiente, conforme informações do site da instituição.

Leia mais:

Energia eólica e solar vão ganhar força nos próximos anos, preveem EUAO que é, como funciona e quais as vantagens de usar energia solar?Maior projeto de energia limpa do Ocidente está em construção nos EUA

Atualmente, os painéis solares comerciais mais comuns conseguem uma eficiência de conversão entre 16 e 24%. No entanto, Oxford afirma que, em colaboração com o Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar da Alemanha, o seu painel solar alcançou uma eficiência de conversão de 25%. Essa é a porcentagem de energia solar convertida em eletricidade que brilha num painel.

O grande segredo de Oxford são as células solares de silício. Enquanto as tradicionais podem atingir uma eficiência de 30%, a universidade tem usado células solares em “tandem de perovskita” sobre silício, que poderiam chegar a mais de 43% de eficiência teoricamente.

O painel solar produziu 421 watts em uma área de 1,68m². Os pesquisadores usaram equipamentos padrão de produção em massa e os otimizaram para a tecnologia tandem.

Com uma linha de produção perto de Berlim, Oxford utilizou o simulador solar multiespectral da Fraunhofer para verificar a eficiência e o suposto recorde mundial. Foi como recriar a luz solar natural em um laboratório para testar as camadas de perovskita e silício do painel.

Oxford não apenas já atingiu um recorde de eficiência de 28,6% para sua célula solar tandem de perovskita sobre silício de tamanho comercial, mas vai além – e afirma ter planos para que essa tecnologia supere 30% de eficiência.

A importância desse feito de Oxford

A energia solar é o maior trunfo da energia renovável, constituindo uma grande parte das novas fontes de energia limpa. Ao melhorar a capacidade de eficiência, os painéis solares fotovoltaicos de Oxford têm o potencial de mudar o cenário atual, fornecendo mais energia do que antes usando o mesmo espaço de painéis;Isso vai significar eletricidade mais barata e um avanço mais rápido para o uso constante de energia limpa.

O post Esse pode ser o painel solar mais eficiente do mundo; conheça apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *