Fevereiro traz “eclipse” de Netuno visível no hemisfério sul da Terra

Em janeiro do ano passado, o Olhar Digital noticiou um “eclipse” de Marte, que, naquela ocasião, pôde ser visto por alguns observadores posicionados no norte do Brasil. Neste mês, quem vai passar pelo mesmo fenômeno – que, na verdade, se chama ocultação lunar – será Netuno. 

De acordo com a plataforma de observação astronômica In-The-Sky.org, isso acontece entre 2h27 e 6h06 da manhã (pelo horário de Brasília) do dia 12 de fevereiro. Embora o evento seja visível no hemisfério sul do globo, ele poderá ser observado apenas por aqueles que estiverem em certos países insulares no sul da Ásia, Oceania e grande parte da Antártica.

Leia mais:

Vimos Netuno nas cores erradas esse tempo todoMancha escura misteriosa em Netuno é vista pela primeira vez da TerraCaça-exoplanetas da NASA descobre dois mundos do tamanho de Netuno

O que é uma ocultação lunar?

Ocultações lunares só são visíveis de uma pequena fração da superfície da Terra. Como a Lua está muito mais perto do nosso planeta do que outros objetos celestes, sua posição no céu difere dependendo da localização exata do observador devido à sua grande paralaxe (diferença na posição aparente de um objeto em relação a um plano de fundo, tal como visto por observadores em locais distintos ou por um observador em movimento). 

A posição da Lua vista de dois pontos em lados opostos da Terra pode variar em até dois graus, ou quatro vezes o diâmetro da lua cheia.

Isso significa que se a Lua estiver alinhada para passar na frente de um objeto específico para um observador posicionado em um lado da Terra, ela aparecerá até dois graus de distância desse objeto do outro lado do globo.

Mapa mostra as regiões do planeta de onde será possível observar a ocultação lunar de Netuno no dia 12 de fevereiro. Crédito: In-The-Sky.org

No mapa acima, contornos em destaque mostram onde o desaparecimento de Netuno é visível (em vermelho) e onde será possível testemunhar seu reaparecimento (em azul). Os riscos sólidos exibem onde a ocultação provavelmente será visível através de binóculos a uma altitude razoável no céu. Os contornos pontilhados, por sua vez, indicam onde o evento ocorre acima do horizonte, mas pode não ser visível devido ao céu estar muito claro ou a Lua muito perto do horizonte.

Fora dos contornos, a Lua não passa na frente de Netuno em nenhum momento, ou está abaixo do horizonte no período da ocultação.

O post Fevereiro traz “eclipse” de Netuno visível no hemisfério sul da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *