Geely lança satélites com IA para carros autônomos na China

A montadora chinesa Geely Holding Group, controladora de marcas como Volvo e Lotus, confirmou no último sábado (3) o segundo lançamento de satélites em órbita terrestre baixa. Os 11 lançados vão reforçar os sistemas de navegação para veículos autônomos da empresa, fornecendo dados mais precisos.

Leia mais:

Zeekr, marca de luxo da Geely, vai desenvolver veículos autônomos para a WaymoFrancesa Renault e chinesa Geely, dona da Volvo, devem se unir para produção de carros híbridosAssinatura digital: o que é e como fazer?

O que você precisa saber

A Gelly lançou 11 satélites de órbita baixa para carros autônomos em 3 de fevereiro do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, disse a montadora em comunicado.A empresa esperar ter 72 deles operando até 2025, atingindo, eventualmente, uma constelação de 240 satélites.O primeiro lançamento foi realizado em junho de 2022.Os satélites têm, entre as funções, sensoriamento remoto alimentado por IA (inteligência artificial), fornecendo imagens nítidas e de alta resolução, disse a empresa.Além de fornecer suporte e dados de navegação de alta precisão para carros autônomos, a Geely acrescentou que sua rede também servirá para outras funções comerciais.As informações são da Reuters.

Esses são apenas o começo de uma rede de 240 satélites que a empresa planeja instalar, a chamada ‘Geely Future Mobility Constellation’. Essa rede deve prover informações para que carros autônomos encontrem seu caminho, e também estabelecer uma rede de comunicação carro a carro.

Segundo a empresa, a rede ainda permitirá o posicionamento de GPS com precisão de centímetros, o que é fundamental para que os veículos autônomos do futuro andem pelas ruas com segurança.

Vale lembrar que as redes de satélites da China são dominadas pelos militares, mas o governo começou a permitir o investimento privado na indústria espacial do país em 2014. Desde então, empresas comerciais começaram a explorar o setor (a maioria focada na fabricação de satélites).

Quem é a Geely?

A Geely é um conglomerado privado pertencente ao bilionário Li Shufu. Ela detém, além da própria marca principal, outras marcas chinesas, como Farizon, Lynk e Zhi Dou, e duas grandes ocidentais: Volvo e Lotus. As empresas ocidentais também usarão os serviços dos satélites chineses.

Atualmente, a China tem mais de 400 satélites implantados no espaço, incluindo satélites de propriedade comercial, segundo a mídia estatal.

O post Geely lança satélites com IA para carros autônomos na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *