Mina abandonada na Finlândia será transformada em bateria de gravidade

Uma das minas mais profundas da Europa vai ter uma nova função. A mina de Pyhäsalmi, que fica no centro da Finlândia, será transformada em uma bateria de gravidade capaz de armazenar 2 megawatts de energia.

Leia mais

O que são baterias de gravidade? E como elas podem ser usadas em minas?Energia geotérmica pode ter papel importante para eletricidade mais sustentávelHidrelétricas geram mais de 60% da energia elétrica do BrasilO que é uma usina solar flutuante e quais as vantagens?China anuncia a maior turbina eólica do mundo

As minas abandonadas, caso da Pyhäsalmi, estão cada vez mais sendo utilizadas como baterias de gravidade. Para esse propósito, a empresa escocesa Gravitricity criou um sistema de guinchos que pode ser instalado nos poços em desuso. A companhia vai instalar o sistema na mina finlandesa de zinco e cobre de 1.400 metros de profundidade.

À medida que o mundo gera mais eletricidade a partir de fontes de energia renováveis intermitentes, há uma necessidade crescente de tecnologias que possam capturar e armazenar energia durante períodos de baixa demanda e liberá-la rapidamente quando necessário.

Martin Wright, cofundador da Gravitricity

Ainda segundo a empresa, o armazenamento subterrâneo de energia usa a força da gravidade a baixo custo e sem a necessidade de metais de terras raras. As informações são do IFLScience.

Exemplo de bateria de gravidade (Imagem: HUNT, Julian e outros)

Bateria de gravidade produz energia

As baterias de gravidade são um sistema produtor de eletricidade que consiste na liberação de energia através da queda de uma carga pesada convertida em energia elétrica.Essa energia pode ser usada em momentos de sobrecarga na rede, e em casos de excesso o processo inverso é realizado.A energia excedente é usada para subir a carga novamente para ser usada posteriormente.A bateria de gravidade mais comum está associada aos sistemas hidrelétricos de armazenamento reversível.Para produzir energia a água é liberada de uma altura elevada, passa pelas turbinas gerando energia.Em caso de excesso, o excedente é usado para bombear a água para cima ao ponto inicial.Segundo os pesquisadores, o sistema de bateria de gravidade possui um potencial de armazenamento de energia de 7 a 70 TWh (terawatts-hora).

O post Mina abandonada na Finlândia será transformada em bateria de gravidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *