MiniTouch: dispositivo permite que próteses “sintam” a temperatura do que estão pegando

Um inovador dispositivo apelidado de “MiniTouch” foi desenvolvido para ser adaptável a próteses já existentes e proporcionar, além da sensação tátil de tocar objetos, saber a temperatura do que estão segurando. Esta criação, publicada na revista Med e desenvolvida por cientistas da Escola de Estudos Avançados Sant’Anna, da Itália, e da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), da Suíça, representa um marco significativo no design de membros artificiais experimentais.

A novidade conta com um sensor de temperatura localizado na ponta do dedo indicador da prótese e um componente dedicado que liga a prótese à área do membro onde houve a amputação. Esse componente atua em conjunto com o sensor de temperatura, transmitindo para a pessoa a sensação de calor ou frio, conforme captado pelo sensor.

Leia também:

Sensível e habilidosa: cientistas desenvolvem mão robótica flexível Engenheiros desenvolvem inovadora “pele de robô” Mão biônica revolucionária permite controlar cada dedo com precisão

Basicamente, quando o sensor na ponta do dedo entra em contato com um objeto, ele gera sinais elétricos que variam de acordo com a temperatura do ele tocou. Na parte onde há o contato com o corpo do usuário, acontece a experiência perceptiva similar ao conceito de sensações experimentadas em membros fantasmas por amputados.

Avec cette main bionique, les personnes amputées comme Fabrizio peuvent ressentir la température et distinguer le contact humain du contact artificiel. Non invasive et révolutionnaire, cette technologie marque une avancée significative dans les prothèses. https://t.co/tRMVRUs0E4 pic.twitter.com/GOUObBaAv4

— EPFL (@EPFL) February 9, 2024

Precisão ao sentir temperaturas

Um homem de 57 anos, amputado na altura do pulso, testou o MiniTouch com resultados notáveis. Ele foi capaz de identificar com 100% de precisão garrafas contendo água em diferentes temperaturas, apenas pelo toque. Em contraste, sem o uso do dispositivo, a taxa de precisão foi de 33%.

O usuário também conseguiu classificar cubos de metal baseados em suas temperaturas. Além disso, o homem soube dizer quando estava segurando uma mão humana ou uma prótese com uma precisão de 80%, mesmo estando de olhos vendados.

MiniTouch device allows amputees with prosthetic limbs to detect the temperature of objects for the first time.

Read more from this Case Report in @MedCellPress:https://t.co/Fp4h3jM8b5@SolaimanShokur @_smicera pic.twitter.com/gZ8tQo5GnE

— Cell Press (@CellPressNews) February 11, 2024

Aguçando sentidos

A tecnologia está atualmente sendo testada em laboratório. O próximo passo será preparar o MiniTouch para uso doméstico e integrar informações térmicas de vários pontos (como se a pessoa estivesse sentindo normalmente com a parte do membro que está sendo substituída pela prótese).

Por exemplo, permitir que as pessoas diferenciem as sensações térmicas e táteis no indicador e no polegar pode ajudá-las a agarrar uma bebida quente. Ao mesmo tempo, otimizar a sensação nas costas da mão de uma prótese pode melhorar a sensação de conexão humana, permitindo que os amputados sintam melhor o contato de alguém lhe acariciando nesta parte do corpo.

Via New Atlas

O post MiniTouch: dispositivo permite que próteses “sintam” a temperatura do que estão pegando apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *