Drama da A24 indicado ao Oscar estreia no Brasil

O drama “de guerra” britânico Zona de Interesse, da produtora A24, chega às telonas brasileiras nesta quinta-feira (15). O cineasta Jonathan Glazer, responsável pelo projeto, está entre os indicados ao Oscar de 2024 na categoria Melhor Direção. O longa também aparece nas categorias: Melhor Som, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.

Zona de Interesse, já premiado no Festival Cannes, mostra a vida bucólica de uma família no interior da Polônia nos anos 1940 – isto é, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a família é de um oficial nazista. E a casa fica ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O enredo adapta o romance homônimo, escrito por Martin Amis e publicado em 2014.

Confira abaixo o trailer:

Leia mais:

Oscar 2024: onde assistir aos filmes indicadosComo são escolhidos os indicados e os vencedores do Oscar?Onde assistir aos filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar?

Indicados ao Oscar nos cinemas

Outros quatro filmes indicados ao Oscar chegaram às telonas brasileiras em 2024 até o momento. Um deles foi o musical A Cor Púrpura, dirigido por Blitz Bazawule e com Danielle Brooks entre as indicadas ao Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante pela sua performance no papel de Sofia.

A Cor Púrpura se baseia no romance homônimo escrito por Alice Walker. A história se desenrola a partir das cartas escritas por uma jovem endereçadas a Deus. Celie (Fantasia Barrino) é uma mulher afro-americana que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século 20. Ela tenta superar os traumas deixados pelo abusos do pai e do marido ao longo dos anos e, para isso, contará com o apoio e a força de uma irmandade de mulheres.

Outra estreia do Oscar nas telonas brasileiras foi a mistura de romance, Era Vitoriana e ficção científica Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos. Junto à Oppenheimer, de Christopher Nolan, Pobres Criaturas liderou as indicações ao Oscar. O longa de Lanthimos foi indicado em 11 categorias – entre elas: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz.

No filme, a jovem Bella Baxter (Emma Stone) é trazida de volta à vida pelo cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe), mas com cérebro de bebê. Querendo ver mais do mundo, ela foge com o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo) e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação.

Emma Stone já ganhou 14 prêmios pela sua perfomance no papel de Bella – entre eles, o Globo de Ouro e Critic’s Choice Awards. Além disso, o trabalho de Emma no longa de Lanthimos fez dela a favorita ao Oscar de Melhor Atriz.

Outros dois filmes indicados ao Oscar estrearam nas telonas do Brasil em janeiro: Vidas Passadas, de Celine Song; e Anatomia de Uma Queda, de Justine Triet. O primeiro longa foi indicado nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Filme, enquanto o segundo concorre em Melhor Atriz, Roteiro Original, Montagem, Direção e Melhor Filme.

O romance Vidas Passadas conta a história do casal de amigos sul-coreanos Nora (Greta Lee) e Tem Yoo (Hae Sung). Eles se reencontram em Nova York, nos Estados Unidos, 20 anos após Nora deixar a Coreia do Sul com a família. Numa semana fatídica, eles confrontam noções de amor, destino e escolhas.

No suspense francês Anatomia de Uma Queda, Sandra, uma escritora famosa, é suspeita de matar o marido. A morte de Samuel ocorre nos Alpes suíços, onde o casal morava com o filho Daniel, de 11 anos, numa cabana isolada.

O julgamento de Sandra, tanto no tribunal quanto na internet (principalmente nas redes sociais), levanta reflexões sobre informação e verdade nos dias de hoje. Além da indicação ao Oscar, o longa conquistou Palma e Globo de Ouro na categoria filme estrangeiro.

O próximo (e último) indicado ao Oscar agendado para estrear no Brasil é a animação O Menino e a Garça. Dirigido por Hayao Miyazaki, o novo longa do Studio Ghibli está entre os indicados na categoria Melhor Animação da premiação. O filme estreia nas telonas brasileiras na próxima quinta-feira (22).

O post Drama da A24 indicado ao Oscar estreia no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *