Nova bateria para carros elétricos dura mais e carrega em minutos

O tempo de carregamento e a vida útil da bateria são fatores que ainda afastam alguns compradores dos carros totalmente elétricos. Algumas empresas estudam manerias de resolver ambos os problemas, combinando longevidade com recargas muito mais rápidas. Uma delas é a StoreDot.

A empresa de origem israelense é especialista no desenvolvimento de baterias e conseguiu criar células de carregamento rápido que suportam mais de 1.100 ciclos (cada recarga de 0 a 100%) com a saúde na faixa dos 80%, atendendo aos padrões atuais da indústria automotiva.

Leia mais:

Conheça a bateria de lítio que ‘se apaga’ sozinha em caso de incêndioBateria de carro elétrico: quais os tipos e como elas funcionam?Nova bateria de lítio sólido pode ser recarregada seis mil vezes em dez minutos

Nova bateria mais eficiente

As células usam uma nova tecnologia chamada “100in4” com 340 Wh/kg de densidade energética. O nome significa “100 em 4”, ou seja, a bateria recupera 100 milhas (ou 160 km) em apenas 4 minutos de recarga rápida.A expectativa é de que a bateria esteja pronta para produção em larga escala até 2026. A empresa afirma que a tecnologia é escalável e que, na próxima fase de testes, será testada em células de 140 Ah.

Imagem: Divulgação

O plano é aumentar ainda mais o desempenho das baterias até 2028, com células de estado sólido com mais densidade energética (450 Wh/kg) e capazes de recuperar os mesmos 160 km em três minutos de carregamento.

Cientistas descobriram maneira de aumentar vida útil da bateria

Outra descoberta curiosa feita por pesquisadores da Universidade de Stanford revelou uma maneira de prolongar a vida útil de uma bateria de carro elétrico. O estudo foi publicado no último dia 7 na Nature e sugere que, descarregar e deixar a bateria descansando por algumas horas pode “restaurar” a sua capacidade e melhorar o desempenho geral.

Saiba mais sobre o estudo aqui.

O post Nova bateria para carros elétricos dura mais e carrega em minutos apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *