O que é a Tabela FIPE e como consultar preço de veículos?

Se você quer comprar ou vender um carro, o primeiro passo deve ser consultar a Tabela FIPE. É a forma oficial de saber quanto vale um veículo e calcular o preço com uma base oficial.

A Tabela FIPE é uma tabela de preços de veículos criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Essa tabela é atualizada mensalmente e apresenta a média de valores de carros, motos, caminhões e micro-ônibus.

Leia mais:

Como saber se a quilometragem do veículo foi alterada?Quanto custariam os 10 carros mais vendidos no Brasil sem impostosCarro popular pode influenciar no preço dos usados?

Tabela FIPE: como consultar

Para consultar o preço de um veículo na Tabela FIPE, basta acessar o site oficial e preencher as informações do veículo, como marca, modelo, versão e ano de fabricação. A plataforma então vai retornar com o valor atualizado de carros, conforme a seleção. 

Ao entrar no site, é só colocar o mês em que deseja saber o valor e a categoria do veículo (caminhão, carro ou moto). Em seguida, informe a marca e o modelo do automóvel, além do ano e do tipo de combustível que ele usa (álcool ou gasolina). Depois, é só clicar em “Consultar”.

A Tabela FIPE é considerada o principal índice para a negociação de carros no país. Os preços são baseados no valor efetivo da venda, e não no anúncio.

Imagem: Mikbiz / Shutterstock.com

Logo, você já entendeu que quem define os valores da Tabela FIPE é a própria Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que coleta a cada mês os valores da venda de veículos. Entre os dados, são excluídos os valores que estiverem muito acima ou abaixo da média, visto que podem ser resultado de negociações incomuns.

Como são calculados os valores da tabela FIPE

Como a Tabela FIPE é um indicador de preços médios de veículos, é  atualizada todos os meses e apresenta a média de valores dos veículos. 

O cálculo da tabela é feito por entrevistadores que atualizam os preços nas concessionárias a partir do valor pago pelo consumidor final com pagamento à vista. A média é apurada por meio da marca, modelo e versão entre os preços dos automóveis. 

O índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional. Em posse dos valores, pesquisadores descartam os preços muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística. 

A tabela FIPE leva em consideração apenas o modelo, a marca e o ano do veículo (lembrando que é apenas o ano do modelo, e não o ano de fabricação). 

O preço pode variar de acordo com diversos pontos, como o ano de fabricação do veículo, o estado em que o motorista mora, a quilometragem e os equipamentos que ele possui.

Preços “acima da Tabela”

Imagem: Reprodução

Quando ouvimos dizer que os preços dos veículos estão acima da tabela, esses dados se referem à Tabela FIPE. E isso pode ocorrer por diversos motivos:

Mercado aquecidoFalta de carros usadosIntermediáriosCondição do veículoRegiãoCorHistórico do veículo 

No ano de 2022, por exemplo, a Tabela FIPE para veículos 0 km subiu cerca de 30% em relação aos números de 2020. Isso se deveu, principalmente, pela paralisação na produção de veículos por falta de componentes e devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. 

Os intermediadores (como lojas e sites de venda) em carros anunciados costumam gerar valores acima dos tabelados pela FIPE, por conta das comissões e margens de lucro.

Sou obrigado a seguir a Tabela FIPE?

Imagem: shutterstock/Odua Images

A Tabela FIPE é usada pelas revendedoras como um referencial. Além disso, é utilizada também no cálculo de algumas taxas, como o IPVA. 

Não há nenhuma imposição de que os preços praticados precisam estar, obrigatoriamente, conforme a tabela, mas saiba que ela é adotada como parâmetro, principalmente para precificar carros usados. Portanto, é uma boa estratégia seguir os valores sugeridos.

Para vender um veículo acima da tabela FIPE, você pode:

Analisar a situação de mercado para o modelo que deseja vender.Pesquisar seu carro em sites de classificados e comparar com carros com características semelhantes.Procurar fatores que diferenciam seu carro dos demais.Analisar como está o mercado para o modelo que você quer colocar à venda. 

Para definir o preço do veículo, considere critérios como: 

ModeloVersãoAnoCorRegiãoQuilometragem

DICA: A condição, região, cor e histórico do veículo são os fatores que terão o maior impacto sobre quanto dinheiro se gastaria por ele. Analise esses itens ao negociar um veículo. Desconfie de preços muito abaixo da Tabela FIPE e reflita quando pagar valores acima dela também. Nos dois casos, pode valer a pena fechar o negócio, dependendo da situação.

O post O que é a Tabela FIPE e como consultar preço de veículos? apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *