Apple vs. Epic ganha novo capítulo e Fortnite voltará ao iPhone

A Apple e a desenvolvedora Epic Games estão em uma batalha judicial desde 2020. A briga ganhou um novo capítulo nesta sexta-feria (16). O perfil da empresa de jogos anunciou no X/Twitter que abrirá uma loja venda de jogos para iPhone na Europa — incluindo o Fortnite — ainda este ano.

Leia mais:

Apple vs Epic: Suprema Corte dos EUA rejeita processo antitrusteDisney investe US$ 1,5 bilhão na Epic para criar universo de Fortnite10 jogos parecidos com FortniteFortnite Mobile: como jogar em celular ou tablet

Fornite de volta à Europa

Respondendo à publicação da Epic Games no X/Twitter, Tim Sweeney, CEO e cofundador da empresa, anunciou que a Apple reestabeleceu a conta de desenvolvedora da Epic, o que permite que ela volte a vender seus produtos, inclusive o Fortnite, para iPhones na Europa.

A permissão havia sido suspensa em 2020, durante o processo da empresa contra a big tech. A Epic chegou a pedir uma nova investigação por práticas anticompetitivas da Apple em janeiro deste ano, que foi rejeitada pela Suprema Corte dos EUA.

We are bringing more opportunities to developers across all platforms and we’re so excited about what’s to come.… including bringing the Epic Games Store to iOS in Europe.

Dev account secured, let’s go! https://t.co/mZTvTLTbr9

— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) February 16, 2024

A mudança não foi apenas uma boa ação da big tech. Como lembra o The Verge, na Europa, a nova Lei dos Mercados Digitais força a Apple a abrir seu ecossistema iOS para outras lojas de aplicativos. A Epic Games planeja explorar isso.

Na publicação no X, Sweeney escreveu que vai “reconhecer o movimento de boa-fé da Apple” em meio à batalha judicial ao reestabelecer a conta de desenvolvedora.

I’ll be the first to acknowledge a good faith move by Apple amidst our cataclysmic antitrust battle, in granting Epic Games Sweden AB a developer account for operating Epic Games Store and Fortnite in Europe under the Digital Markets Act. https://t.co/ocOdMReXh1

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) February 16, 2024

A Epic Games estava suspensa de vender produtos para iOS após o atrito com a Apple. A companhia iniciou um processo em 2020 contra as altas taxas cobradas pela empresa da maçã para desenvolvedoras venderem seus jogos na App Store.

Apple vs. Epic

Em 2020, a Epic Games começou um processo contra a Apple por altas taxas. A Apple cobra 30% das vendas feita por grandes empresas na App Store;O argumento é que a margem de lucro da companhia estaria sufocando desenvolvedoras, já que não era possível chegar aos usuários do iPhone senão pela loja oficial de aplicativos da Maçã;No entanto, a justiça americana estabeleceu que seria radical demais permitir que outras lojas de aplicativos rodassem no sistema da Apple, justamente o que a Epic Games queria na época — e que virou realidade este ano na Europa devido à nova lei;Um dos produtos afetados pelo embate foi o Fortnite, um dos principais jogos da Epic;

(Foto: Ascannio/Shutterstock)

O post Apple vs. Epic ganha novo capítulo e Fortnite voltará ao iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *