Sora, da OpenAI, conseguiu criar vídeo idêntico ao mundo de Minecraft

A OpenAI lançou nesta semana a Sora, seu novo sistema de inteligência artificial (IA) capaz de gerar vídeos curtos com qualidade impressionante. E, enquanto essa novidade já está dando o que falar, informações de artigo publicado pela empresa garantem que a Sora também pode renderizar partes de jogos de videogame.

O artigo elucida muitas questões sobre toda a capacidade da Sora quando se diz respeito a gerar artificialmente os vídeos curtos em questão de instantes. Por exemplo, é dito que a nova IA pode gerar vídeos com resolução e proporção de aspecto arbitrárias (até 1080p).

Leia mais:

Rumor: OpenAI desenvolve buscador rival do GoogleComo saber se meus dados foram vazados na internet?Assistência técnica: qual a diferença entre autorizada e especializada?

Outras informações interessantes, de acordo com o artigo, é que a Sora é capaz de realizar uma série de tarefas de edição de imagens e vídeos, desde criar vídeos em loop até estender vídeos para frente ou para trás no tempo e alterar o plano de fundo de um vídeo existente.

Porém, o que parece ter chamado bastante a atenção é a habilidade da IA de “simular mundos digitais”, como é explicado pelos próprios autores do artigo da OpenAI. Ao alimentar a Sora com comandos de texto com a palavra Minecraft, o resultado foi surpreendente.

A Sora foi capaz de gerar um vídeo incrivelmente parecido ao jogo original, com várias dinâmicas e físicas do jogo sendo reproduzidas, e ainda controlando o personagem ao mesmo tempo.

OpenAI Sora can simulate Minecraft I guess. Maybe next generation game console will be “Sora box” and games are distributed as 2-3 paragraphs of text. pic.twitter.com/9BZUIoruOV

— Andrew White (@andrewwhite01) February 16, 2024

Renderização de mundos digitais ainda é limitada

Para desvendar como isso foi possível, especialistas explicam que a Sora é “mecanismo de física baseado em dados” mais do que um mecanismo criativo;Com base em vários cálculos, ela consegue gerar a física para objetos dentro dos vídeos curtos. Porém, ainda há limitações;Quando falamos de reproduzir a física completa de um jogo de videogame, apesar de conseguir gerar muitas delas com sucesso, ainda há falhas em mostrar com precisão a física de interações básicas, como a quebra de vidro.

Outras renderizações mais simples já haviam apresentado limitações, como, por exemplo, renderizar uma pessoa comendo um hambúrguer, mas não conseguir representar marcas de mordida. Ainda assim, é impressionante ver como um vídeo que reproduz fielmente o mundo de Minecraft pôde ser gerado pela Sora.

O post Sora, da OpenAI, conseguiu criar vídeo idêntico ao mundo de Minecraft apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *