Tianhe-3: conheça o novo supercomputador mais potente do mundo

A China lançou o supercomputador mais rápido sem muito alarde: conheça o Tianhe-3 e saiba do que ele é capaz.

O Tianhe-3 é o terceiro supercomputador de uma família de dispositivos — ele sucede o Tianhe-1 e o Tianhe-2. Este último, inclusive, ainda é um dos supercomputadores mais potentes do mundo, figurando no top 30 do ranking da TheNextPlatform.

Leia mais:

Supercomputador capaz de simular cérebro humano será ligado em 2024Supercomputador brasileiro está entre os mais rápidos do mundoNovo supercomputador promete impulsionar pesquisas em diversas áreas

Criados pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, o Tianhe-3 também é conhecido como “Xingyi” e foi feito para lidar com diferentes tarefas de alto desempenho, incluindo análise de big data e treinamento de modelos de inteligência artificial.

Tianhe-3: a potência do mais novo supercomputador

De acordo com o TheNextPlatform, detalhes da potência do Tianhe-3 não foram divulgados, mas especula-se que o supercomputador atinja desempenho máximo de 2.05 exaflops e mantenha desempenho médio de 1,57 exaflops, o que faz dele “a máquina mais potente já montada na Terra.”

Ele deve inclusive permanecer no posto de mais potente do mundo mesmo após o lançamento do “El Capitan”, que está sendo desenvolvido em conjunto pela HP, AMD e pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos EUA.

Com relação a especificações técnicas, o TheNextPlatform especula que o Tianhe-3 use um dispositivo híbrido com CPU e acelerador computacional, assim como três diferentes tipos de memória. O processador foi desenvolvido e produzido pela SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corp), considerada a maior fabricante de chips da China.

Já em operação, o Tianhe-3 deve ser usado especialmente por pesquisadores do Centro Nacional de Supercomputação de Guangzhou, fornecendo serviços para toda a província de Guangzhou.

O post Tianhe-3: conheça o novo supercomputador mais potente do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *