Quem nasceu primeiro: galáxias ou buracos negros? James Webb pode ajudar a descobrir

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Você já deve ter se deparado com essa questão algumas vezes na vida. E a resposta está na ciência. Seria o ovo, levando em conta que a galinha evoluiu de uma outra espécie – de um réptil antigo que já botava ovos.

Enigma descoberto, vamos para o próximo – e esse próximo é gigantesco. Quem nasceu primeiro: as galáxias ou os buracos negros? Um novo estudo, feito a partir de dados do Telescópio Espacial James Webb, pode nos ajudar a formar uma resposta.

Leia mais

Por que ainda não encontramos aliens? A resposta pode estar nos buracos negrosÍndia iguala NASA e coloca em órbita satélite para estudar buracos negrosCalendário lunar: o que é e quem começou a medir o ano pela Lua?

Até agora, os cientistas apostavam na hipótese de que os buracos negros supermassivos vieram depois. Eles teriam surgido a partir de estrelas que ficaram sem combustível necessário para a fusão nuclear, entrando assim em colapso.

A nova pesquisa, porém, aponta para outra direção. Segundo artigo publicado na revista científica Astrophysical Journal Letters, os buracos negros já existiam nos primeiros 50 milhões de anos do universo e exerceram um papel importante na formação das primeiras estrelas.

Como o James Webb ajudou nessa questão

O telescópio coletou dados referentes a galáxias muito distantes – e elas eram mais brilhantes do que o esperado.Todo esse brilho indicaria a presença de muitas estrelas e buracos negros (sim, eles podem ser muito brilhantes!).Os cientistas começaram, então, a se indagar: como galáxias tão jovens já possuem buracos negros?O astrônomo britânico Joseph Silk, professor da Universidade Johns Hopkins e principal autor do novo estudo, levantou uma teoria:

“Sabemos que estes buracos negros monstruosos existem no centro de galáxias, mas a grande surpresa agora é que também estavam presentes no início do Universo e eram quase como blocos de construção ou sementes para as primeiras galáxias. Eles realmente impulsionaram tudo, como amplificadores gigantescos de formação estelar, o que é uma reviravolta completa em relação ao que pensávamos ser possível antes.”

Como disse o professor, buracos negros supermassivos estão no núcleo de quase todas as galáxias do universo.Por esse motivo, é praticamente impossível desvincular essas duas estruturas espaciais.De acordo com essa nova tese, os buracos negros teriam, no início dos tempos, se alimentado de muita matéria, sejam nuvens de gás ou estrelas.Depois de ficarem “cheios”, eles expeliram boa parte desse material a uma velocidade espantosa.Esses ventos de partículas – ou jatos de buraco negro – teriam formado as primeiras galáxias.

Uma questão em aberto

Vale destacar que, apesar da nova teoria, a dúvida (sobre quem veio primeiro) segue sem uma solução definitiva.

Os próprios astrônomos da Johns Hopkins admitem isso e afirmam que precisam de novos estudos para confirmar o seu ponto de vista.

E, para isso, eles se apoiam no trabalho do James Webb – que deve continuar operando até 2031, pelo menos.

A equipe acredita que os dados do telescópio, como contagens mais precisas de estrelas primitivas, podem não só confirmar a teoria, como também jogar uma luz sobre o nascimento da nossa própria galáxia, a Via Láctea.

“A grande questão é: quais foram os nossos primórdios? O sol é uma estrela em 100 bilhões na galáxia da Via Láctea, e há um enorme buraco negro no meio também. Qual é a conexão entre os dois? Dentro de um ano, teremos dados muito melhores e muitas das nossas perguntas começarão a receber respostas”, concluiu o professor Silk.

As informações são do Space.

O post Quem nasceu primeiro: galáxias ou buracos negros? James Webb pode ajudar a descobrir apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *