Intel planeja usar robôs com IA em fábricas automatizadas

A Intel está de olho no futuro e apresentou os seus planos para os próximos anos. A empresa planeja começar o desenvolvimento dos primeiros chips com o processo de fabricação na ordem de 1 nm até 2027. Além disso, vai investir em fábricas automatizadas com robôs ajudantes por meio de inteligência artificial.

Leia mais

Vídeo mostra robô humanoide “trabalhando” em linha de produçãoRobô humanoide vai receber investimento milionário de Bezos, OpenAI e NvidiaBMW vai colocar robôs humanoides na linha de produção dos EUAAgindo por conta própria: vídeo de robôs humanoides com chips da OpenAI impressionaRobô humanoide treina para trabalho automotivo; assista

A empresa confirmou as informações durante o evento Intel Foundry Direct Connect. Segundo o gerente geral da divisão Foundry Manufacturing and Supply, Keyvan Esfarjani, a companhia iniciará o desenvolvimento do Intel 10A (1 nm) a partir do fim de 2027. A previsão é que a tecnologia esteja presento em novos produtos lançados em 2028.

A Intel não divulgou maiores informações sobre os novos chips. Rumores apontam que a empresa deve manter a fabricação com luz ultravioleta extrema (EUV), seguindo o padrão atual. A expectativa é que esses chips apresentem um salto geracional de 15% em relação ao anterior, o Intel 14A (1,4 nm), previsto para começara a ser produzido em 2026. As informações são do Tom’s Hardware.

Investimento em “funcionários robôs”

De olho nos novos produtos e na necessidade cada vez maior de aumentar o volume de produção, a Inter também confirmou que irá realizar investimentos de cerca de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 500 bilhões) nos próximos anos.Esses recursos serão destinados para a construção e atualização de parques industriais.O diferencial destes espaços, segundo a companhia, será a automatização.A ideia é usar AI Cobots, robôs autônomos alimentados por inteligência artificial para trabalhar ao lado dos profissionais humanos.Não foram fornecidos maiores detalhes de quando a empresa planeja colocar esses robôs em operação e quais atividades eles irão desempenhar.Lembrando que a Intel é uma das companhias (junto com AmazonNvidiaOpenAIMicrosoft e outras) que anunciou que irá investir pesado na startup Figure AI, especializada no desenvolvimento de robôs humanoides.No entanto, também não há confirmação que sejam estes protótipos os que serão usados nos projetos futuros da Intel.

O post Intel planeja usar robôs com IA em fábricas automatizadas apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *