Odysseus envia mais fotos da Lua à Terra

Desde que pousou na Lua, a Odysseus vem enfrentando alguns problemas. A sonda, que se tornou a primeira nave espacial privada a pousar suavemente no polo sul da Lua desde a última missão Apollo em 1972, mesmo tendo tombado, com risco de “morte” e com falhas na comunicação com a Terra, ela conseguiu registrar as observações mais próximas já feitas da região do polo sul da Lua, captando imagens impressionantes durante a descida.

As novas fotos divulgadas pela empresa mostram a superfície lunar em detalhes e revelam informações valiosas sobre a composição e as características do local.

Leia mais:

Android Auto: o que é e para que serve?Como é viver na Estação Espacial Internacional?Odysseus morreu? NASA marca coletiva para quarta-feira (28)

Confira, a seguir, as novas imagens da Lua captadas pela Odysseus, conforme o Space.com:

The images included here are the closest observations of any spaceflight mission to the south pole region of the Moon. Odysseus is quite the photographer, capturing this image approximately 30 meters above the lunar surface while his main engine throttled down more than 24,000… pic.twitter.com/O6E7w3Y2Hi

— Intuitive Machines (@Int_Machines) February 27, 2024

Odysseus e seus desafios

A missão de Odysseus, denominada IM-1, tem limitação de tempo: a sonda opera com energia solar e, assim que o Sol se pôr no local de pouso, a comunicação será perdida;Portanto, a equipe tem um prazo para realizar todas as atividades planejadas e coletar os dados necessários para a pesquisa científica na Lua;O equipamento da sonda inclui 12 cargas úteis, entre elas instrumentos científicos fornecidos pela NASA e uma câmera estudantil chamada EagleCam;A função da EagleCam era capturar fotos da sonda a partir do solo lunar, mas, infelizmente, houve problemas de navegação e ainda não foi possível ativá-la;A equipe mantém a esperança de solucionar as dificuldades para que a câmera possa captar imagens antes de perder o contato com a Odysseus.

A missão Odysseus faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, cujo objetivo é coletar dados para futuros pousos tripulados pelo programa Artemis. O sucesso dessa missão privada representa avanço importante para a NASA, pois mostra a eficiência e a capacidade das empresas privadas no campo da exploração espacial.

O post Odysseus envia mais fotos da Lua à Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *