Impressão 3D: nova estrutura de titânio é mais forte que metal usado em aeronaves

Cientistas australianos usaram impressão 3D para criar uma estrutura de titânio com maior resistência e leveza do que o metal usado na indústria aeroespacial. O material pode ser aquecido a temperaturas altíssimas e reduz os pontos fracos do titânio “normal”. A esperança é usá-lo em aeronaves e foguetes, mas também é possível aplicá-lo ao setor médico, como em implantes ósseos.

Leia mais:

Este sapato impresso em 3D pode se moldar ao seu péComo restaurar um “iPhone indisponível”?Como fazer uma limpa no seu Android antes de vender ou trocar de celular

Novo titânio usando impressão 3D

A estrutura foi criada por pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália. Ela é treliçada e usa uma mescla de duas redes diferentes para eliminar os pontos fracos nas formas desse tipo.

Veja da onde surgiu o projeto:

Os pesquisadores se inspiraram em caules ocos e corais para formar as treliças da estrutura. Então, procuraram maneiras de reduzir a tensão criada nos pontos de junção das duas camadas;Como explica um dos autores do estudo, idealmente a tensão se espalha uniformemente em todo o material, mas, na prática, é comum que menos da metade do material suporte toda a carga;Para dar conta disso, os cientistas reforçaram a estrutura de titânio adicionando uma segunda estrutura por cima, além de uma seção transversal em forma de X que atravessa os tubos e as ligações e distribui a tensão de forma mais uniforme;O resultado é complexo, mas pode ser feito usando uma impressora 3D de fusão de pó a laser.Representação dos pontos de tensão na estrutura de titânio. À esquerda, os pontos sobrecarregados em estruturas ocas. À direita, os mesmos pontos com uma distribuição mais uniforme (Imagem: RMIT/Reprodução)

Resultados

Durante os testes da estrutura já impressa, eles descobriram que o novo titânio é 50% mais forte do que a liga de magnésio fundido WE54, normalmente usado na indústria aeroespacial.

Além disso, resiste a temperaturas extremas, até 350°C. Os pesquisadores ainda dizem que, com uma atualização para uma versão de titânio mais resistente ao calor, pode chegar a 600°C.

A estrutura pode ser impressa em um tamanho de poucos milímetros até vários metros, dependendo do tamanho da impressora 3D.

Estrutura de titânio em 3D (Imagem: RMIT/Reprodução)

Aplicações do titânio 3D

Segundo o New Atlas, o titânio com impressão 3D é útil em áreas em que a resistência pode ser um problema para outros materiais, como a própria indústria aeroespacial. A invenção poderia ser usada, por exemplo, em aeronaves e foguetes.

Os pesquisadores também dizem que pode ser útil na área médica, em implantes ósseos, já que a forma complexa e parcialmente vazia pode ser preenchida com células ósseas regeneradas à medida que o material se incorpora ao corpo.

A fabricação é a parte mais difícil. A técnica de impressão em 3D é muito específica, mas os australianos acreditam que se tornará mais acessível e rápida com o tempo. Eles já estão convocando empresas que queiram comercializar o material e investir no aprimoramento do design da estrutura.

O post Impressão 3D: nova estrutura de titânio é mais forte que metal usado em aeronaves apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *