Asteroide recém-descoberto passa muito próximo à Terra

Um asteroide descoberto há apenas dois dias fez uma passagem extremamente próxima da Terra na tarde desta quinta-feira (11). Esta é a 25ª vez que um pequeno objeto espacial se aproxima do planeta só este ano, transitando exatamente onde estão os nossos satélites.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), o tamanho estimado da rocha gira em torno de algo entre dois e cinco metros de diâmetro (aproximadamente as medidas de um carro de passeio). Isso significa que o asteroide, denominado 2024 GJ2, teria queimado por completo na atmosfera da Terra caso a atravessasse.

Órbita do asteroide 2024 GJ2 cruzou com a da Terra nesta quinta-feira (11). Crédito: NASA

De acordo com a NASA, a aproximação máxima do asteroide com o planeta foi às 15h28 (pelo horário de Brasília), quando o objeto passou a apenas 13 mil km de nós – pouco mais que o diâmetro da Terra e menos de 4% da distância daqui até a Lua

Essa rocha espacial não voltará aos arredores da Terra até 2093, de acordo com o Centro de Coordenação de Objetos Próximos à Terra da ESA. Na ocasião, 2024 GJ2 não passará tão perto quanto desta vez – com a distância estimada em quase 206 mil km (mais de 15 vezes mais longe que a passagem desta tarde).

Leia mais:

Pedaços de asteroide que teve a órbita desviada pela NASA podem atingir MarteGravidade da Terra serve como escudo contra asteroides, diz estudoAstrônomos brasileiros batizam asteroides com nomes do folclore

Terra não vai ser atingida por asteroide perigoso até o próximo século

Semanalmente, a NASA divulga o painel Asteroid Watch, que rastreia asteroides e cometas que farão passagens relativamente próximas da Terra. O quadro exibe a data de maior aproximação, tamanho estimado do objeto, uma referência de medida e a distância alcançada.

São apresentadas as próximas cinco passagens dentro de 7,5 milhões de km (ou 19,5 vezes a distância média da Terra à Lua). Qualquer rocha maior do que cerca de 150 metros que esteja nesse raio de alcance é chamada de objeto potencialmente perigoso (PHA, na sigla em inglês).

A agência estimou as trajetórias de todos os PHAs próximos até depois do fim deste século, descobrindo que não há qualquer risco de colisão apocalíptica com a Terra pelo menos nos próximos 100 anos.

O post Asteroide recém-descoberto passa muito próximo à Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *