Conheça Centralia, a cidade abandonada que está em chamas desde 1962

Até o início dos anos 1960, a cidade de Centralia, na Pensilvânia, EUA, era próspera graças ao processo de mineração. No entanto, tudo mudou em maio de 1962, quando um incêndio misterioso começou. O fogo rapidamente se espalhou pelos túneis no subsolo, causando rachaduras no solo e lançando nuvens incessantes de fumaça.

O incidente obrigou a maioria dos moradores a fugir e inspirou uma famosa série de jogos e filmes de horror, “Silent Hill“. O fogo, inclusive, continua ativo até hoje, mais de 60 anos depois. Saiba mais sobre o caso.

Leia mais:

Os 10 melhores jogos de terror, segundo a crítica5 filmes de terror que viraram jogos para videogameSilent Hill Ascension: sinopse, trailer e onde assistir à série interativa de terror

Fogo impossível de combater

Outros incêndios foram registrados nas minas nos séculos XIX e XX, mas nenhum foi de grande proporção como o de 1962.Conforme mencionado acima, ainda não ficou claro décadas depois como o fogo começou.Uma hipótese é que tudo começou no aterro sanitário municipal, feito em uma das minas abandonadas.Em maio de 1962, a Câmara Municipal resolveu limpar o lixo do aterro usando fogo antes de uma data festiva da cidade, o Memorial Day de Centralia.É possível que o fogo tenha atingido as profundezas da mina e inflamado um veio de carvão, que depois se espalhou e se transformou em um incêndio muito maior. Como os túneis de mineração se espalham por toda a cidade, os vapores de monóxido de carbono tomaram conta do ar. O fogo se espalhou tanto pela rede de túneis, que foi considerado impossível de combater. Casa abandonada em Centralia. Imagem: kirstea/Shutterstock

Para contornar o problema, o governo pagou os residentes para deixar a cidade. Logo depois, todos os prédios foram condenados e o CEP considerado inexistente. Restaram apenas sete moradores, mas eles foram proibidos de repassar ou vender suas propriedades.

O incêndio sob Centralia ainda persiste até hoje e pode continuar assim por mais 250 anos, até consumir todo o combustível. Vale mencionar que o incêndio sob Centralia não é o único do gênero. Em todo o mundo, existem vários incêndios em minas de carvão, e todos eles são quase impossíveis de extinguir. EUA, a China e Índia têm o maior número de incêndios de carvão em curso.

Ponte abandonada leva à cidade fantasma de Centralia. Imagem: Olga Belyaevskaya/Shutterstock

As informações são do Iflscience.

Centralia e Silent Hill

‘Terror em Silent Hill’ é de 2006, mas ainda está entre os filmes de terror populares na Netflix (Imagem: Divulgação)

O que popularizou o nome da cidade pelo mundo foi o filme “Silent Hill“, dirigido por Christophe Gans e lançado nas telonas em 2006. No longa, a trama de Rose Da Silva (Radha Mitchell) gira em torno dos mistérios de Silent Hill, uma cidade abandonada após um enorme incêndio subterrâneo que começou em uma mina de carvão.

O filme, por sua vez, é baseado na séria de jogos de horror que leva o mesmo nome criada pela Konami. Os jogos inspiraram elementos visuais que apareceram na produção para o cinema, como a névoa gerada pela fumaça, a chuva de cinzas e as rachaduras nas ruas.

O post Conheça Centralia, a cidade abandonada que está em chamas desde 1962 apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *