Hubble pausa observações científicas e entra em modo de segurança

Nesta sexta-feira (26), a NASA revelou que está trabalhando para retomar as operações científicas do Telescópio Espacial Hubble, que pausou as observações na terça-feira (23) devido a um problema em um giroscópio (dispositivo de rotação do equipamento). 

Ele entrou automaticamente em modo de segurança quando um dos três giroscópios fez leituras anômalas. Segundo a agência, os instrumentos do Hubble estão estáveis e o telescópio está em boa saúde.

NASA is working to resume science operations of the agency’s Hubble Space Telescope after it entered safe mode April 23 due to an ongoing gyroscope issue. Hubble’s instruments are stable, and the telescope is in good health.

Read more: https://t.co/t3MKzFomU3 pic.twitter.com/WmTCOjTA6R

— Hubble (@NASAHubble) April 26, 2024

Hubble entrou em modo de segurança por causa do mesmo dispositivo no ano passado

Os giroscópios medem as taxas de giro do telescópio e fazem parte do sistema que determina para qual direção o equipamento está apontado. O dispositivo que deu defeito já fez com que o Hubble entrasse no modo de segurança em novembro, depois de retornar leituras defeituosas semelhantes. 

“A equipe está trabalhando atualmente para identificar possíveis soluções. Se necessário, a espaçonave pode ser reconfigurada para operar com apenas um giroscópio, com o outro giroscópio restante colocado na reserva”, diz o comunicado da NASA. 

Leia mais:

Cientistas cidadãos encontram milhares de asteroides em arquivo do Hubble

Hubble flagra nascimento de nova estrela em impressionante show de luzes cósmicas

Hubble e Webb trabalham juntos para desvendar enigma da expansão do Universo

Em 2009, durante a quinta e última missão de manutenção do programa de ônibus espacial da agência, a espaçonave teve seis novos giroscópios instalados. Atualmente, três deles permanecem operacionais, e o telescópio pode funcionar com apenas um, se necessário.

A NASA afirma que o Hubble continuará fazendo descobertas inovadoras, trabalhando com outros observatórios, como o Telescópio Espacial James Webb, ao longo desta década e, possivelmente, na próxima.

O Hubble observa o Universo há mais de três décadas, tendo completado recentemente completou 34 anos no espaço.

O post Hubble pausa observações científicas e entra em modo de segurança apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *