Quarta onda de calor vai durar mais do que o previsto

A quarta onda de calor de 2024 deve se estender até 10 de maio, segundo a Climatempo. A princípio, as condições de temperatura acima da média estavam previstas para acabar nesta semana.

O calorão tem atingido principalmente o Centro-Sul do Brasil. Nos próximos, os seguintes estados devem registrar temperaturas 5ºC acima da média: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (região sul), Mato Grosso do Sul, Goiás (região sul) e Mato Grosso (região sul).

Leia mais:

Feriado deve ser de muito calor em (quase) todas as capitais

Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta

Calor, chuva e ventos fortes: o que esperar do El Niño em 2024?

(Confira a previsão de máximas e mínimas nas capitais até esta quinta-feira, 02, no final desta reportagem)

Onda (e picos) de calor

(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O calorão ocorre por conta de uma área de alta pressão, que impede o avanço de frentes frias para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Assim, a onda de calor mantém o ar seco e quente, o que eleva as temperaturas.

Até 10 de maio, o Brasil pode enfrentar dois picos de calor. Nestes, as temperaturas podem ficar até 7ºC acima da média em algumas regiões.

A meteorologista Maria Clara Sassaki estima que o primeiro pico vai ocorrer nesta semana, atingindo principalmente as regiões Sul e Sudeste, de acordo com o G1. Já o segundo deve ocorrer no fim da próxima semana em diversos estados do Sul e Centro-Oeste.

O post Quarta onda de calor vai durar mais do que o previsto apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *