Como a Apple planeja implementar recursos de IA no navegador Safari

A Apple se prepara para introduzir funcionalidades de inteligência artificial no iPhone a partir do iOS 18, e agora já sabemos como algumas desses recursos vão funcionar dentro do Safari, o navegador oficial da fabricante.

O site AppleInsider, conhecido por adiantar informações de lançamentos da Apple, teve acesso a detalhes referentes a funcionalidades de IA no Safari. A expectativa é que o anúncio oficial dessas — e de muitas outras — novidades ocorra em junho, durante a WWDC, o tradicional evento anual da Apple para desenvolvedores.

Leia mais:

Usuários do Apple ID foram bloqueados e desconectados de suas contas

Apple mira especialistas ex-Google para desenvolver IA

‘Jardim murado’ do iPad também vai cair na União Europeia

Inteligência artificial embarcada para facilitar navegação na web

Diferentemente de IAs como o ChatGPT, que precisam de uma conexão com a internet para funcionar, as funcionalidades de inteligência artificial do Safari serão feitas dentro do próprio dispositivo.

Além de não exigir uma conexão, a abordagem da Apple também aumenta a segurança e privacidade dos usuários, já que não há nenhum tipo de troca de informações com modelos externos de IA.

Uma dessas funcionalidades deve ser chamada de Intelligent Search, ou busca inteligente. Ela funcionará da seguinte maneira: a partir de pesquisas por tópicos ou palavras-chave feitas pelo usuário, o navegador usará um modelo de IA para identificar sentenças que ofereçam explicações ou descrições para o usuário. A ideia é ajudar a criar resumos de sites da web para facilitar a leitura.

Imagem: Primakov/Shutterstock

Já a funcionalidade chamada Web Eraser lembra o que fazem algumas extensões de bloqueio de anúncios: o usuário terá a oportunidade de selecionar partes de um site para “apagar”. Essas remoções são persistentes e continuam em sessões futuras, mesmo que o usuário feche a guia ou janela do navegador.

Safari também deve ganhar mudanças visuais

A Apple também prepara algumas alterações no visual do Safari, com o reposicionamento de funções para facilitar o acesso por parte dos usuários.

Apesar desse redesign não usar IA por si, ele tornará mais simples o uso de ferramentas com inteligência artificial.

Para o futuro, a Apple também prepara um recurso que permite pesquisas a partir de imagens, oferecendo mais informações sobre objetos retratados em fotografias.

Quando chega a IA no Safari?

As funcionalidades de IA devem ser anunciadas durante a WWDC, em junho, e não serão disponibilizadas apenas no iPhone, mas também em versões do Safari para Mac, iPadOS e outras plataformas da Apple.

Após o anúncio em junho, a expectativa é de que os recursos sejam liberados durante o segundo semestre de 2024 aos usuários.

O post Como a Apple planeja implementar recursos de IA no navegador Safari apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *