Geração de energia eólica nos EUA diminuiu em 2023

Pela primeira vez desde a década de 1990, a geração anual de energia a partir de turbinas eólicas nos EUA diminuiu, considerando o produzido no ano de 2023. As informações são do site Electrek.

Leia mais:

EUA pode ter parque eólico offshore de 1,2 gigawatts e turbinas gigantes

Maior parque eólico flutuante do mundo é inaugurado na Noruega

EUA inaugura seu primeiro parque eólico público em alto-mar

A geração eólica nos Estados Unidos em 2023 alcançou uma marca 425.235 gigawatts-hora (GWh), valor que fica 2,1% abaixo que os 434.297 GWh gerados em 2022. Os dados são do Relatório de Operações de Usinas de Energia, da Administração de Informações de Energia (EIA) dos EUA.

A baixa na produção ocorre mesmo com o país ganhando 6,2 gigawatts (GW) novos de capacidade eólica em 2023. Ao longo da última década, os EUA conseguiram um aumento considerável em sua capacidade de gerar energia eólica. Entre 2010 e 2023, o valor triplicou, pulando de 47 GW para 147,5 GW.

Junto da capacidade eólica, a produção de eletricidade a partir das turbinas eólicas também teve uma crescente forte durante esses anos.

Por que, então, a produção no último ano caiu? A EIA afirma que o declínio de 2023 indica que “a energia eólica como fonte de geração está amadurecendo após décadas de rápido crescimento”.

Imagem: fokke baarssen/Shutterstock

Outra razão apontada pelo órgão seria a queda das velocidades do vento, consideradas mais lentas que o normal em 2023. Este teria sido um fator relevante, especialmente durante o primeiro semestre, quando a geração eólica caiu 14% em comparação com o primeiro semestre de 2022. O padrão climático El Niño, que enfraquece os ventos alísios, definitivamente teve uma influência nisso.

Porém, de agosto a dezembro, a potência dos ventos foram superiores em 2023 do que em 2022, o que resultou numa geração eólica 2,4% superior em 2023 comparando o ano anterior no mesmo período.

Como ficou a geração de energia por regiões

No censo da geração de energia eólica, a EIA divide os estados americanos em regiões, com três deles representando metade da capacidade eólica instalada nos EUA. O Centro-Oeste do país foi onde se viu uma queda mais acentuada.

A região chamada de Centro-Leste Norte, que compreende aos estados de Illinois, Indiana, Michigan, Ohio e Wisconsin, teve queda de 6%.

Nos estados do Centro-Norte Ocidental, que são Iowa, Kansas, Minnesota, Missouri, Nebraska, Dakota do Norte e Dakota do Sul, a baixa foi de 8%.

A área chamada de Censo das Montanhas, que corresponde aos estados de Arizona, Colorado, Idaho, Montana, Nevada, Novo México, Utah e Wyoming, tiveram uma queda de 2%.

Houve, ainda, áreas censitárias que registraram crescimento: o Centro-Oeste e Sul teve 3% mais geração eólica em 2023, e a Costa do Pacífico teve 1% a mais.

A geração eólica no Texas, que tem a maior frota de geração eólica dos EUA, com 40,7 GW, aumentou 4,4% em 2023. A capacidade eólica instalada no Texas representa 28% do total nacional.

(Imagem: Stockr/Shutterstock)

O post Geração de energia eólica nos EUA diminuiu em 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *