Países da Otan vão criar um “muro de drones” contra a Rússia

A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura mais de dois anos e as tensões na região continuam aumentando. Nos últimos dias, seis países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciaram que estão unindo esforços para a criação de um “muro de drones“.

Leia mais

Como os drones com IA podem mudar (ainda mais) as guerras?

Rússia usa drone “suicida” para impedir avanço da Ucrânia

Conheça os drones de papelão usados pela Ucrânia na guerra contra a Rússia

Drones são utilizados por militares ucranianos na guerra contra a Rússia (Imagem: Divulgação)

Objetivo é proteger as fronteiras dos países da Otan

O objetivo é proteger as fronteiras das seis nações, evitando possíveis ataques futuros russos na região.

Os países que participam da iniciativa de uso de drones são: Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Finlândia e Noruega.

Todos fazem fronteira com a Rússia.

Segundo o governo da Lituânia, a ação é inédita e também vai permitir a proteção “contra provocações de países hostis e evitar o contrabando”.

Uso de drones por militares está cada vez mais comum (Imagem: Parilov/Shutterstock)

Não há previsão para o início das operações

Maiores detalhes sobre a inciativa anunciada, como financiamento, cronograma e aspectos técnicos do projeto, não foram fornecidos. No entanto, existe a possibilidade de que fundos da União Europeia sejam utilizados para colocar em operação o “muro de drones”.

Os ministros do Interior dos seis países que participam da iniciativa participaram de uma reunião na cidade de Riga, capital da Letônia, nos dias 23 e 24 de maio. Eles discutiram ameaças à segurança, assim como a questão táticas não militares, como a “migração instrumentalizada”.

O temor é em relação ao envio de pessoas requerentes de asilo sem documentos da África e do Oriente Médio para os países europeus. No passado, Rússia e Belarus foram acusados de incentivar esta travessia para desestabilizar governos de países vizinhos.

Nas últimas semanas também vazaram documentos supostamente elaborados por militares de países como a Alemanha e que preveem novos ataques da Rússia no futuro. Segundo estes relatórios, o governo de Vladimir Putin estaria planejando ataques diretos contra membros da Otan, em especial a Polônia. Moscou nega estas intenções e acusa o Ocidente de criar falsas narrativas sobre o atual conflito contra os ucranianos.

O post Países da Otan vão criar um “muro de drones” contra a Rússia apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *