Avião espacial chinês lança 7º objeto misterioso na órbita da Terra

Um avião espacial robótico da China, chamado Shenlong (“Dragão Divino”), ejetou um objeto ainda não identificado no espaço, quase seis meses após ter lançado outros itens, quatro dias depois de chegar à órbita. 

O objeto recém-ejetado, segundo publicado no X (antigo Twitter) pelo astrônomo Jonathan McDowell, parece ter sido liberado pelo avião na sexta-feira (24).

A new object (59884/2023-195G) has been cataloged associated with the Chinese CSSHQ spaceplane in a 602 x 608 km x 50.0 deg orbit. It seems to have been ejected about 1900 UTC May 24.

— Jonathan McDowell (@planet4589) May 26, 2024

“Este objeto pode ser uma implantação de subsatélite, ou pode ser uma peça de hardware descartada antes do fim da missão e da deórbita (o primeiro voo do avião espacial fez algo semelhante)”, disse McDowell. “Será interessante ver se o avião manobra ou pousa logo”.

Leia mais:

Super Raio-X: China terá gerador de luz de alta potência

Sonda chinesa pode ajudar a desvendar grande mistério na Lua

China lançou um robô secreto ao outro lado da Lua

Seis objetos foram ejetados pelo avião espacial chinês de uma só vez

Este foi o sétimo objeto liberado pelo avião espacial chinês, com os outros seis sendo ejetados de uma vez só. Logo após o lançamento, o astrônomo amador e rastreador de satélites Scott Tilley notou que atrás da nave estavam seis “alados misteriosos”, vários dos quais estavam emitindo sinais.

We have confirmation of S-band signals from the 3rd Chinese ‘spaceplane’ mission.

However, this time the ‘mysterious wingman’ emitter is only sending signals intermittently but it is fading deeply like earlier missions. pic.twitter.com/lD2YtQYaFw

— Scott Tilley (@coastal8049) December 17, 2023

Os objetos, que foram rastreados por várias organizações, emitiram diferentes tipos de dados. “A emissão do Objeto A ou próximo lembra as emissões anteriores do avião espacial chinês no sentido de que o sinal é modulado com uma quantidade limitada de dados”, disse Tilley ao site Space.com, acrescentando que objetos rotulados como D e E parecem estar transmitindo sinais de espaço reservado, não enviando dados úteis.

Analisando os dados do Objeto A, o operador de rádio amador Daniel Estévez encontrou pequenas variações na transmissão, mas nada muito além. “Uma coisa é clara”, escreveu Estévez em seu site. “O sinal não tem muitos dados, já que a maioria dos bits mostra o mesmo padrão de repetição”.

O propósito dos satélites adicionais, ou o que é o sétimo objeto, ainda não está claro, e a China não entrou nos detalhes do que o avião espacial e objetos associados estão fazendo. 

Sigilo nas operações é comum

É bem comum que os governos sejam sigilosos sobre suas atividades no espaço. No momento, por exemplo, a SpaceX, de Elon Musk, está trabalhando em um contrato secreto para o governo dos EUA

Por outro lado, também não é incomum que governos realizem pesquisas no espaço, ou que naves espaciais entreguem cargas úteis para outras empresas. Embora os detalhes sejam escassos, a mídia estatal chinesa diz que o avião espacial está testando tecnologia reutilizável.

“A espaçonave de teste reutilizável operará em órbita por algum tempo antes de retornar ao local de pouso programado na China”, informou a agência de notícias chinesa Xinhua sobre o lançamento. “Durante a operação em órbita, a espaçonave realizará verificações de tecnologias reutilizáveis e experimentos de ciência espacial para fornecer suporte técnico para o uso pacífico do espaço.”

O post Avião espacial chinês lança 7º objeto misterioso na órbita da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *