Google defende IA na Busca após resultados bizarros viralizarem

Os resumos gerados por IA (AI Overviews) na sua busca do Google entregaram resultados estranhos, para dizer o mínimo. E a big tech explicou os porquês. Segundo um post publicado na quinta-feira (30) no blog da empresa – assinado pela chefe de buscas do Google, Liz Reid – os culpados foram “vazios de dados” e pessoas inventando perguntas estranhas.

Google justifica escorregadas dos ‘Resumos de IA’ da Busca

Os resumos gerados por IA nas buscas do Google apresentaram resultados estranhos devido a “vazios de dados” e perguntas inventadas, conforme explicou Liz Reid, chefe de buscas do Google, num post no blog da empresa;

Liz afirma que, apesar dos problemas, os resultados de IA têm levado a uma “maior satisfação” com a Busca. Ela argumenta que os resumos de IA geralmente não “alucinam”, mas às vezes interpretam erroneamente o que já está na web;

Algumas respostas absurdas que circularam na internet são falsas, mas outras, como “Quantas pedras devo comer?”, são reais – e ocorreram porque a IA se apegou a conteúdo satírico na web. Reid explicou que antes dessas capturas de tela viralizarem, praticamente ninguém tinha feito tais perguntas ao Google;

O Google implementou proteções para melhorar a detecção de conteúdo humorístico e satírico, limitou respostas geradas por usuários e parou de mostrar respostas geradas por IA para certos tópicos relacionados à saúde, visando evitar respostas enganosas ou prejudiciais.

No post, Liz reforça a afirmação de que os resultados da IA têm levado a uma “maior satisfação” com a Busca. Reid argumenta que os Resumos de IA geralmente não “alucinam”; eles apenas às vezes interpretam erroneamente o que já está na web.

Reid disse que a empresa testou o recurso extensivamente antes do lançamento, mas “não há nada como ter milhões de pessoas usando o recurso com muitas buscas novas”. “Também vimos novas buscas sem sentido, aparentemente destinadas a produzir resultados errôneos.”

Leia mais:

Vazamento revela segredos do algoritmo de busca do Google

Como verificar informações e imagens falsas no Google

Como desativar e ativar o Google Discover no celular

Resumos de IA do Google: Alguns prints são falsos, já outros…

Algumas das respostas mais absurdas da IA na Busca do Google que têm circulado pela internet são falsas, diz a empresa (Imagem: Reprodução/YouTube – Google)

Liz também observa que algumas das respostas mais absurdas dos Resumos de IA que têm circulado pela internet, como alegações de que é seguro deixar cachorros em carros, são falsas. 

Já a captura de tela mostrando a resposta absurda para a pergunta “Quantas pedras devo comer?” é real. Mas ela disse que o Google encontrou uma resposta porque um site publicou um conteúdo satírico abordando o tema. 

“Antes dessas capturas de tela viralizarem, praticamente ninguém tinha feito essa pergunta ao Google”, explicou ela. Então, a IA da empresa se apegou a esse site na hora de responder a pergunta peculiar.

O Google ajustou a IA na Busca para evitar escorregadas absurdas (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

O Google aparentemente conseguiu determinar padrões onde sua tecnologia de IA não acertou ao observar exemplos de suas respostas nas últimas semanas. Em seguida, colocou proteções em prática com base em suas observações, começando por ajustar sua IA para detectar melhor conteúdo humorístico e satírico. 

A big tech também atualizou seus sistemas para limitar a adição de respostas geradas por usuários nos Resumos, como postagens em redes sociais e fóruns, que poderiam dar às pessoas conselhos enganosos ou até mesmo prejudiciais. 

Além disso, a empresa “adicionou restrições de ativação para consultas onde os Resumos de IA não estavam se mostrando tão úteis” e parou de mostrar respostas geradas por IA para certos tópicos relacionados à saúde.

O post Google defende IA na Busca após resultados bizarros viralizarem apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *