Assistente virtual: veja as principais diferenças entre Alexa, Siri, Google Assistente e Bixby

Cada vez mais pessoas estão utilizando algum assistente virtual no dia a dia, como a Alexa, Siri, Google Assistente e Bixby. Eles servem para ajudar na realização de tarefas, respostas de perguntas e também são úteis fornecendo informações. 

Quer começar a usar a tecnologia ou até mesmo mudar a que está utilizando? O Olhar Digital ajuda você a tomar a decisão correta. A seguir, conheça as principais opções e veja as diferenças entre elas. 

Leia mais:

Conheça a assistente de IA que “faz o trabalho de 700 funcionários”

O que é o selo digital usado na fotografia tirada por humanos?

Como transformar um meme em um vídeo com inteligência artificial

Conheça os principais assistentes

A Alexa, Siri, Google Assistente e Bixby são assistentes que apesar de terem algumas diferenças, possuem funcionalidades em comum, como a ativação e controle por voz, lembretes, a capacidade de responder perguntas e outras coisas. Além disso, estão disponíveis em smartphones, smart speakers, tablets e Smart TVs. 

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um e confira algumas diferenças entre os assistentes. 

Alexa

Imagem: years44/Shutterstock

A Alexa tem como grande diferencial o fato de permitir que desenvolvedores criem “skills”, ou seja, consegue criar mais funcionalidades específicas do que as outras assistentes virtuais. Além disso, ela possui um tom mais factual na hora da interação. 

Dentre as suas funções estão o controle de dispositivos, capacidade de responder a perguntas, fazer chamadas e enviar mensagens para números de telefone. Além disso, podem programar lembretes, alarmes, timers. 

Além disso, por meio desta assistente virtual e, se você tiver conta na Amazon, é possível realizar compras, colocar os produtos na sua lista de desejos e até rastrear os pedidos. 

Siri

Imagem: Koshiro K/Shutterstock

Com maior integração ao ecossistema da Apple, a Siri costuma ser mais utilizada em aparelhos e serviços da marca, como em iPhone, Mac, iPad, Apple Music, Apple TV, Apple Watch e HomeKit. O tom dela é diferente das outras assistentes, pois traz uma versão mais bem humorada.

Dentre suas funções estão o envio de mensagens e e-mails, realização de chamadas e videochamadas no FaceTime, criação de eventos no calendário, definição de lembretes, configuração de timers e alarmes, capacidade de responder a perguntas e fornecimento de informações quando solicitadas sobre diversos assuntos.

Além disso, ao utilizar o Apple Maps, você consegue direções e informações de tráfego. Também é possível controlar a reprodução de podcasts, audiolivros e músicas. Caso você seja um assinante do Apple Music, pode até receber sugestões conforme suas preferências. 

Google Assistente

Foto: Bence Boros/Unsplash

Este assistente virtual tem uma linguagem mais voltada para a conversação. Além disso, possui grande integração com os serviços do próprio Google, como o Google Play Music, Google Home, Google Maps, Chromecast.

As funções do Google Assistentes são a tradução de textos, controle de dispositivos inteligentes domésticos, agendamento e gravação de voz. Além disso, ele é capaz de fornecer informações, como as de trânsito, através da utilização do Google Maps. E, com as plataformas Spotify, YouTube Music e Google Podcast, ele consegue reproduzir músicas e outras mídias.

Por meio dele, também é possível interagir com a Netflix e utilizar o recurso Routines, ótimo para fazer a configuração de diversas ações que devem ser acionadas por apenas um comando de voz. Vale ressaltar, que esse recurso também pode ser feito pelos outros assistentes, só que com atalhos diferentes. 

Bixby

Imagem: Daniel Constante/Shutterstock

A Bixby é utilizada em vários celulares Samsung Galaxy. Ela também pode ser facilmente integrada a outros dispositivos da Samsung, como notebooks e smartwatches. Para isso, baixe o app nos aparelhos e faça o login com os mesmos dados usados no smartphone. 

Se quiser utilizá-la em dispositivos de casa inteligente, é necessário que eles sejam compatíveis com o SmartThings e precisam estar conectados no mesmo Wi-Fi. Dentre as funções da assistente estão o reconhecimento de objetos, textos, cenas e até a tradução de placas em tempo real. 

Além disso, possui a capacidade de controlar dispositivos, realizar comandos de voz e lembretes. A Bixby, assim como o Google Assistente, pode iniciar gravações de voz e também reproduzir mídias na Netflix. Caso queira, dá para mudar o estilo de fala em poucos passos no seu celular.

O post Assistente virtual: veja as principais diferenças entre Alexa, Siri, Google Assistente e Bixby apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *