Donas da IA? Reguladores dos EUA irão investigar Nvidia, Microsoft e OpenAI

A Comissão Federal de Comércio (FTC) e o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) decidiram investigar as práticas comerciais da Nvidia, Microsoft e OpenAI. De acordo com informações da CNBC, o objetivo é analisar a influência das gigantes no mercado de inteligência artificial (IA), tecnologia emergente que tem destacado financeiramente as companhias. 

O que você precisa saber: 

A investigação já é esperada há algum tempo, com as reguladoras apenas tentando entrar em um acordo sobre ‘quem’ irá abordar ‘o que’; 

Assim, ficou definido que a FTC assumirá a liderança na investigação da Microsoft e da OpenAI, enquanto o DOJ se concentrará na Nvidia; 

As investigações avaliarão a conduta das empresas, em vez de fusões e aquisições; 

Não apenas pelo boom da IA, os processos ocorrem após uma previsão indicar que o mercado de inteligência artificial irá atingir US$ 1 bilhão em receita em até 10 anos; 

A Microsoft e a Nvidia, por exemplo, já conquistaram em tempo recorde novas posições entre as empresas mais valiosas do mundo — Microsoft, parceira da OpenAI, lidera o ranking. A Nvidia ultrapassou a Apple esta semana, tornando-se a segunda mais valiosa. 

Leia mais! 

Meta é multada na Itália por práticas comerciais desleais

Meta, Microsoft e X se juntam à Epic Games em processo contra a Apple

Parceria? Apple negocia usar Gemini, do Google, no iOS 18

Vale pontuar que a notícia da próxima investigação antitruste contra as big techs chega dias após um grupo de ex-funcionários da OpenAI publicar uma carta aberta descrevendo preocupações com o avanço acelerado da indústria de IA.  

O documento destaca que o boom no mercado de ações ocorre mesmo com a falta de uma supervisão e da ausência de proteções contra a tecnologia. 

As empresas de IA têm fortes incentivos financeiros para evitar uma supervisão eficaz, e não acreditamos que estruturas personalizadas de governança corporativa sejam suficientes para mudar isso. Atualmente, existem apenas obrigações fracas para compartilhar informações com governos, e nenhum com a sociedade civil. Não acreditamos que todos são confiáveis para compartilhar informações voluntariamente.

Trecho da carta.

As novas investigações também seguem outra decisão da FTC, divulgada em janeiro, de conduzir um extenso estudo sobre as maiores empresas da indústria de IA, incluindo a Amazon, Alphabet, Microsoft, Anthropic e OpenAI. 

Estamos analisando atentamente as maneiras pelas quais as empresas podem estar usando seu poder para impedir a concorrência ou enganar o público [no que diz respeito à IA].

Lina Khan, presidente da FTC.

O post Donas da IA? Reguladores dos EUA irão investigar Nvidia, Microsoft e OpenAI apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *