Produtor de “Homem-Aranha no Aranhaverso” comenta sobre uso de IA na franquia

Chris Miller, produtor de Homem-Aranha no Aranhaverso e da sequência Através do Aranhaverso, que chegou aos cinemas no ano passado, usou o X (antigo Twitter) para se pronunciar sobre alguns boatos de que IA generativa estaria sendo usada para criar Além do Aranhaverso, futuro terceiro filme da franquia.

Entenda:

Chris Miller, produtor dos filmes de Homem-Aranha no Aranhaverso, refutou boatos de que IA generativa estaria sendo usada no futuro terceiro filme da franquia, Além do Aranhaverso;

No X (antigo Twitter), Miller disse que “nunca haverá” IA generativa nos filmes, descrevendo a tecnologia como uma forma de “roubar a média plagiada e genérica do trabalho de outros artistas”;

Em maio, o CEO da Sony disse que a inteligência artificial começaria a ser usada para cortar gastos de produção em filmes para o cinema e TV;

A fala levantou muitas críticas ao estúdio nas redes sociais, principalmente dos fãs do Aranhaverso.

Produtor disse que IA “nunca” será usada nos filmes do Aranhaverso. (Imagem: Sony Pictures)

Na publicação, Miller afirmou que “não há IA generativa em Além do Aranhaverso e nunca haverá. Um dos principais objetivos dos filmes é criar novos estilos visuais que nunca foram vistos em um filme de estúdio com computação gráfica, e não roubar a média plagiada e genérica do trabalho de outros artistas.”

Leia mais:

A influência da Inteligência Artificial na indústria do cinema

Futuro do cinema? Festival abre espaço para curtas feitos com IA

IA pode acabar com dublês e figurantes de filmes?

Sony usará IA para reduzir custos de produção de filmes

Durante um evento para investidores em maio, Tony Vinciquerra, CEO da Sony Pictures Entertainment, afirmou que o estúdio passaria a usar inteligência artificial para cortar custos de produção em filmes. “Estamos muito focados na IA. Procuramos maneiras de produzir filmes para cinema e televisão de uma forma mais eficiente, usando principalmente IA.”

Sony vai usar IA para reduzir custos de produção de filmes. (Imagem: Sony Pictures)

Nas redes sociais, os fãs da nova saga animada do Homem-Aranha se mobilizaram contra a fala de Vinciquerra. O pronunciamento de Miller foi feito em resposta a uma publicação que dizia: “Mantenha a IA generativa longe de Homem-Aranha: Além do Aranhaverso. A IA rouba os empregos das pessoas e não produz nada além de lixo. Não queremos isso nem perto deste filme ou de qualquer outro filme.”

Vale lembrar que, durante as greves de atores e roteiristas de Hollywood que aconteceram no ano passado, uma das principais reivindicações era contra o uso de IA na indústria do cinema e da televisão. No fim das contas, o Sindicato dos Atores concordou com a clonagem de voz por IA em videogames, alegando buscar mais proteção e liberdade aos artistas.

O post Produtor de “Homem-Aranha no Aranhaverso” comenta sobre uso de IA na franquia apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *