Elon Musk diz que tomará atitude drástica após parceria entre Apple e OpenAI; saiba qual

Nesta segunda-feira (10), Apple e OpenAI anunciaram parceria, que vai levar o ChatGPT à Siri e ao iOS 18. Só que Elon Musk não gostou disso.

Após o anúncio, o bilionário sul-africano afirmou que, se realmente o ChatGPT for integrado ao iOS 18, ele banirá dispositivos Apple de suas empresas, informou a Reuters.

Leia mais:

3 formas de acessar o ChatGPT-4 de graça

Como ver impressões no Twitter (atual X)

Elon Musk pode se afastar da Tesla, alerta presidente da montadora

Parceria, anunciada nesta segunda-feira (10), irritou bilionário (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

No X, rede social da qual é dono, Musk disse que “essa é uma violação de segurança inaceitável” e completou: “E os visitantes [de suas empresas] terão que deixar seus dispositivos Apple na porta, onde serão armazenados em uma gaiola de Faraday”.

If Apple integrates OpenAI at the OS level, then Apple devices will be banned at my companies. That is an unacceptable security violation.

— Elon Musk (@elonmusk) June 10, 2024

Elon Musk com ciúmes da relação entre Apple e OpenAI?

Vale lembrar que Musk também é dono de Tesla, SpaceX, Starlink, Neuralink e xAI;

Esta última é concorrente direta da OpenAI, pois também tem uma inteligência artificial (IA) generativa: o Grok;

Por enquanto, o Grok está disponível para assinantes do X;

Além disso, Musk processou, em março, a OpenAI, empresa que ele cofundou em 2015, e Sam Altman, CEO da companhia, alegando que abandonaram sua missão original de desenvolver a IA para benefício da humanidade, e não para fins lucrativos;

Portanto, não é estranho imaginar que Musk está com “ciúmes” da parceria entre Apple e OpenAI, e gostaria que a empresa da maçã tivesse firmado contrato com a xAI.

A Reuters pediu que a Apple e a OpenAI comentassem sobre o assunto, mas não recebeu retorno.

Apesar da acusação de falta de segurança no movimento da Apple com a OpenAI, a fabricante do iPhone afirmou que construiu uma IA, chamada de Apple Intelligence, focando na privacidade e segurança. Quando a IA não conseguir rodar a solicitação no próprio dispositivo, poderá requerer ao usuário que o faça em um servidor na nuvem totalmente privado. Saiba mais sobre o tema aqui.

Musk seguiu com os ataques no X: “É evidentemente absurdo que a Apple não seja inteligente o suficiente para criar sua própria IA, mas seja de alguma forma capaz de garantir que a OpenAI protegerá sua segurança e privacidade!”

It’s patently absurd that Apple isn’t smart enough to make their own AI, yet is somehow capable of ensuring that OpenAI will protect your security & privacy!

Apple has no clue what’s actually going on once they hand your data over to OpenAI. They’re selling you down the river.

— Elon Musk (@elonmusk) June 10, 2024

Ele realizou várias outras publicações, onde criticou ferozmente a parceria e as empresas.

O CEO da consultoria Creative Strategies, Ben Bajarin, entende ser improvável que mais executivos sigam Musk e tomem tal atitude, e acrescentou que a Apple está tentando mostras às pessoas que uma nuvem privada tem a mesma segurança que o armazenamento de dados direto no dispositivo.

Musk tem sua própria empresa de IA atualmente, o que ajudaria a justificar suas críticas à parceria ente Apple e OpenAI (Imagem: JRdes/Shutterstock)

O que [a Apple] está tentando adicionar agora à narrativa é que quando [os dados] saem e vão para a nuvem privada segura, está da mesma forma levando o mesmo anonimato dos dados do usuário e o firewall dessas informações para você.

Ben Bajarin, CEO da consultoria Creative Strategies, em entrevista à Reuters

O post Elon Musk diz que tomará atitude drástica após parceria entre Apple e OpenAI; saiba qual apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *