Kaspersky: EUA proíbem venda e uso de software antivírus no país; entenda

Os EUA anunciaram, nesta sexta-feira (21), que a venda do software antivírus da Kaspersky está oficialmente proibida no país. Segundo comunicado do governo, a empresa russa não poderá comercializar para novos clientes a partir de julho e não poderá mais prestar serviços a assinantes antigos após setembro. 

O que aconteceu? 

Conforme divulgado pela Reuters, a decisão ocorre após as conexões da empresa com o governo russo a tornarem um risco à segurança nacional para os EUA; 

Para o governo americano, há potencial para instalação de malware, coleta de informações privilegiadas e retenção de atualizações de software em computadores americanos; 

A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, confirmou os receios com anúncio oficial da proibição. 

Leia mais! 

Hackers russos usaram falha na Microsoft para roubar e-mails do governo dos EUA

Rússia e China estão alcançando os EUA em armamento espacial, revela relatório

Como a Rússia tem driblado as sanções tecnológicas do Ocidente?

A Kaspersky não fez nada de errado e não está sujeita a nenhuma penalidade criminal ou civil. No entanto, eu encorajaria você, da forma mais forte possível, a parar imediatamente de usar esse software e mudar para uma alternativa, a fim de proteger você, seus dados e sua família. 

Gina Raimondo, secretária de Comércio dos EUA, em comunicado a clientes.

Apesar da proibição se concretizar agora, a Kaspersky, empresa que tem sede na Rússia, tem sido pauta sobre segurança nacional há muitos anos. A Comissão Federal de Comunicações, por exemplo, colocou a companhia em sua lista de empresas que apresentam riscos de segurança inaceitáveis em 2022.  

Bem antes, em 2017, os produtos Kaspersky foram proibidos em agências federais dos EUA. 

Vale pontuar que, não apenas nos EUA, o negócio de antivírus também atraiu o escrutínio da liderança em segurança cibernética do Reino Unido, Europa. 

O poder dos EUA em proibir a atuação de determinadas empresas e produtos ganhou força em 2020, durante o governo de Donald Trump. Foi ele quem iniciou a discussão para banir o TikTok e outros aplicativos chineses, alegando risco à segurança nacional. Embora o projeto tenha sido derrubado em 2021, voltou a ser pauta em 2023 e gerou uma revisão dos apps estrangeiros. 

A reavaliação culminou na recente legislação que Joe Biden, atual presidente do país, assinou em abril. A lei que exige que a ByteDance venda o TikTok ou enfrente o banimento. 

O post Kaspersky: EUA proíbem venda e uso de software antivírus no país; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *